Os funcionários da IENH – Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica participaram de momentos de capacitação no Seminário de Equipes Administrativas 2022. A programação ocorreu nos dias 18 e 19 de julho, com atividades específicas para cada um dos públicos: administrativo, higienização, manutenção, portaria, zeladoria e auxiliares de atividades escolares.
Na manhã do primeiro dia, o cronograma foi igual para todos. O Diretor Geral, Seno Leonhardt, deu as boas-vindas, abordando a inovação e o planejamento estratégico na fala. Em seguida, o Presidente da Mantenedora, Luis Artur Roennau, agradeceu aos presentes. Ele destacou que a parte administrativa é “parte fundamental dessa máquina que é a IENH” e se disse “muito feliz” por estar presente no momento de formação e grato pelos funcionários “fazerem parte Instituição e abraçá-la com carinho”.
Uma reflexão sobre “A teia da vida” foi proposta pela Catequista Juliana Zachow, para o momento de acolhimento. Juliana deixou claro que “o cuidado se expressa a partir do acolhimento, e ele é fundamental em todos os processos da escola”, explicando, também, que todas as formas de vida e cuidado estão em conexão. Ela ainda citou os seis itens elencados por Fritjof Capra para garantir a sustentabilidade da vida. A abordagem também serviu de fio condutor para diferentes falas durante o dia.
Durante a primeira palestra, o assunto abordado foi Primeiros Socorros. Ela foi ministrada pelo Enf. Esp. Lucas Tempass, representante da Viva Emergências, empresa a qual a IENH é conveniada, e abordou acidentes comuns, explicações sobre o que é trauma e mostrou técnicas como a manobra de Heimlich e compressão cardíaca.
Após o lanche, os funcionários conheceram o Núcleo de Inovação da IENH (NUII), que foi apresentado pelo Coordenador Luciano Maurina. A fala seguiu com uma apresentação sobre a “Inovação no contexto escolar”, realizada pelo Consultor em Inovação, Mauro Sarmento, uma das temáticas abordadas foi a de educação 4.0.
Programação diferente
O segundo momento foi vivenciado de maneira diferente, de acordo com as funções exercidas.
Ainda na Unidade Fundação Evangélica, as equipes administrativas, de higienização, manutenção e portaria tiveram metade da tarde coletiva e após, houve a separação. Já os Auxiliares de Atividades Escolares tiveram um cronograma diferenciado, na Unidade Pindorama.
Unidade Fundação Evangélica
Logo após o almoço, a tradicional foto coletiva foi realizada. Em seguida, o setor de Gestão com Pessoas relembrou informações sobre registro de ponto, atestados e outras regulamentações. O encontro seguiu com uma palestra sobre “A linguagem não violenta nas relações interpessoais”, ministrada por Vivian Laube. O cronograma conjunto finalizou com um lanche.
O quadro de funcionários administrativos seguiu a tarde com uma atividade prática sobre inovação. Os presentes foram divididos em quatro grupos e receberam o desafio de pensar sobre o atendimento e o que esperam da Instituição como cliente.
Integrantes da higienização e manutenção participaram, na manhã de terça-feira, 19, de um treinamento sobre uso de EPIs – Norma Regulamentadora 6 (NR-06), com a Técnica de Segurança do Trabalho, Bruna Rodrigues. Já a equipe de portaria e zeladoria participou de uma palestra sobre Segurança, com um representante da Central de Alarmes.
Unidade Pindorama
No ginásio, os Auxiliares de Atividades Escolares estiveram reunidos para uma programação focada no trabalho que desenvolvem. O momento iniciou com as boas-vindas, realizadas pelas Psicólogas Educacionais, Aline Saile e Vanessa Marikelly Vauchinski.
Após, a Professora do Curso de Psicologia da Faculdade IENH, Analice Brusius, falou aos presentes sobre “Comunicação Não Violenta no Ambiente Escolar”. Após o lanche, houveram orientações do setor de Gestão com Pessoas e uma palestra sobre Primeiros Socorros.