Estudante da IENH é aprovado em três programas Internacionais

Com bolsas de até 100%, Lucas Closs se destaca em processos seletivos altamente competitivos no exterior
Compartilhe:
WhatsApp
Estudante da IENH é aprovado em três programas Internacionais

O estudante da 2nd grade do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica Lucas Closs, conquistou aprovação em três programas acadêmicos internacionais de excelência, todos com bolsas de estudo expressivas. Entre eles, está o Yale Young Global Scholars (YYGS), promovido pela Yale University, nos Estados Unidos, considerado um dos programas de verão mais competitivos do mundo.

Lucas foi aceito com bolsa de 99% para o curso Solving Global Challenges, que acontecerá em julho, no campus da universidade. “Era um sonho participar desse programa. Ele aborda justamente a resolução de problemas globais, algo que conecta muito com as atividades curriculares e projetos dos quais participo”, destaca.

Além do programa em Yale, o estudante também foi aprovado no Lumiere Research Program, reconhecido mundialmente por desenvolver jovens pesquisadores. Com bolsa integral de 100%, Lucas participará, a partir de março, de um processo de mentoria online com um doutor de uma das principais universidades do mundo, para criar um projeto científico do zero.

Outra conquista foi a aprovação na The New York Times Summer Academy, programa de jornalismo promovido pelo jornal norte-americano The New York Times, em Nova York. Ele recebeu a maior bolsa concedida pela instituição, mas optou por não realizar o curso devido à coincidência de datas com o programa de Yale.

Uma trajetória construída desde o Year 1

Lucas iniciou sua jornada na IENH – Unidade Oswaldo Cruz ainda no Year 1 do Ensino Fundamental do Currículo Bilíngue, construindo ao longo dos anos uma formação marcada pela vivência do inglês e por experiências acadêmicas ampliadas. Foi no Year 9 que despertou de forma mais estratégica para os programas internacionais, passando a se dedicar com foco aos processos seletivos no exterior, especialmente em iniciativas voltadas à liderança, área que se conecta diretamente aos projetos e atividades extracurriculares dos quais participa.

“Esses programas exigem muito mais do que notas altas. Passei por diversas etapas, como redações com temas bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil, envio de histórico escolar, currículo, gravação de vídeos e entrevistas. Foi um processo seletivo muito desafiador, mas que valeu a pena”, relata.

Para as aplicações mais recentes, Lucas contou com o apoio da agência Daqui Pra Fora e da School Counselor da IENH, teacher Karin Meyrer, além de mentores que o auxiliaram na preparação das redações e na organização dos materiais exigidos.

Em julho, ele embarca para os Estados Unidos para viver a experiência na Yale University. A expectativa é trazer novos aprendizados para seus projetos pessoais e escolares, como o Jornal Connect e suas iniciativas científicas. “Quero aprender o máximo possível e aplicar tudo o que eu vivenciar lá nos projetos que desenvolvo aqui no Brasil.”

Além das três aprovações já conquistadas, Lucas também aguarda o resultado de outro processo seletivo para um programa na Alemanha, ampliando ainda mais suas possibilidades de formação internacional.

Atualizado em: 20/02/2026