Os estudantes dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama foram convidados a ler textos jornalísticos que narravam como a região do Vale do Sinos vivenciou a epidemia de gripe espanhola no século passado. A partir do que descobriram, foram convidados a fazer vídeos contando suas aprendizagens.
De acordo com as Professoras Elisandra Fagundes, Juliana Bohn e Lisandra Serini, nos vídeos, os alunos também puderam comparar os tratamentos médicos, instalações, situação sanitária, difusão da informação sobre a doença, que ocorreram em 1918 com os cuidados em relação ao Coronavírus. Assim, “compreenderam que, apesar de vivermos um momento preocupante, já sabemos que outra experiência assim foi vivida e ultrapassada”, contam.
A atividade contemplou habilidades dos Componentes Curriculares de História, Língua Portuguesa e Ciências. Os estudantes reconheceram fatos e elementos que contribuíram para a formação histórica e cultural da cidade e da região: Novo Hamburgo e Vale do Sinos. Identificaram mudanças e permanências ao longo do tempo e discutiram suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. As turmas planejaram intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história, produção de vídeo. Além disso, também identificaram as principais doenças causadas por microrganismos, relacionando as doenças com as formas de transmissão, sintomas e prevenção.