Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes das turmas da 1st grade do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica desenvolveram um trabalho especial nas aulas de Arte com a professora Cristina Zeni, finalizado em novembro. A proposta instigou a imaginação: representar objetos e pessoas a partir de um ângulo que normalmente não vemos, suas “costas”.
O exercício, que envolveu forte abstração, convidou os alunos a refletir sobre o que poderia existir por trás das imagens apresentadas. Assim, precisaram reinterpretar e recriar elementos invisíveis, ampliando suas habilidades de observação, criatividade e expressão artística.
As releituras foram inspiradas em obras de diversos períodos estudados ao longo do ano, incluindo Barroco, Rococó, Neoclássico, Romantismo, Realismo, Impressionismo e Pós-Impressionismo. Cada produção combinou características dessas escolas artísticas com a imaginação livre dos estudantes, resultando em composições únicas e cheias de personalidade.
Conforme a professora Cristina, o projeto evidencia como a arte pode expandir o olhar dos alunos para além do óbvio, incentivando a construção de novos sentidos, perspectivas e interpretações do mundo que os cerca.