Em homenagem aos 97 anos de emancipação de Novo Hamburgo, os estudantes da IENH – Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica participaram da Hora Cívica nesta quinta-feira, dia 4 de abril.
Na Unidade Pindorama o momento foi dividido em duas partes. Pela manhã as turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue prepararam uma apresentação para os colegas dos 5ºs e 6ºs anos, onde foi contado, através de uma linha do tempo, os momentos mais marcantes da história de Novo Hamburgo.
No período da tarde, foi a vez dos alunos do Nível 4 ao 3º ano participarem. Além da história do Município contada pelos 4ºs anos, as turmas cantaram o hino Nacional e de Novo Hamburgo.
Os alunos da Unidade Oswaldo Cruz prestigiaram a Hora Cívica que foi organizada pela Coordenadora Pedagógica, Cristiane Ely. Além de um pequeno vídeo com fotos antigas e atuais de Novo Hamburgo, os alunos foram convidados a responderem a seguinte questão: “o que faz de Novo Hamburgo o teu lar?”.
“Foi um momento ímpar, onde todos puderam perceber quanta grandeza e aspectos bons existem em nossa cidade. Valorizar o que temos e agradecer por este lar é o que desejamos construir com as crianças”, conta Cristiane.
Ainda na Unidade Oswaldo Cruz, duas alunas do 6º ano B encantaram as turmas dos 1ºs e 2ºs anos com a leitura de um poema, de autoria própria, em homenagem ao Município.
Na Unidade Fundação Evangélica, a Hora Cívica também foi além de cantar o Hino Nacional. A professora Ana Paula Müller Ferraz e o professor Marcelo Felipe Vier fizeram para os alunos uma apresentação chamada “Novo Hamburgo novos olhares”. Eles falaram sobre os lugares mais antigos de Novo Hamburgo e mostraram fotos de antes e depois, incluindo a IENH, entrando em detalhes sobre o espaço geográfico. Em seguida, foi feita uma dinâmica para os estudantes adivinharem qual lugar era o da foto mostrada nos slides.