Estudantes do Year 3 da Unidade Pindorama mergulham em projeto sobre Hamburgo Velho

Com visitas, maquetes e releituras artísticas, projeto promoveu o resgate da memória local e o sentimento de pertencimento à comunidade
Compartilhe:
WhatsApp
Estudantes do Year 3 da Unidade Pindorama mergulham em projeto sobre Hamburgo Velho

Durante os meses de maio e junho, os estudantes das turmas de Year 3 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram de uma experiência enriquecedora com o projeto "Desvendando Hamburgo Velho: história, mobilidade e identidade", que teve como foco reconhecer a importância da memória, da identidade e do patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo.

A proposta, sob orientação das professoras Ana Claudia Schenkel e Daniela Loeblein, buscou ainda o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, comunicação oral, expressão artística e uso de ferramentas digitais.

A primeira etapa do projeto envolveu um trabalho avaliativo em que os alunos sortearam pontos históricos da cidade para pesquisar. Com apoio do professor Cleiton Backes, nas aulas de Educação em Tecnologias, organizaram as informações no Google Slides, exercitando a síntese de conteúdo e o domínio de recursos digitais.

Na sequência, os estudantes transformaram o conhecimento adquirido em criativas maquetes feitas com massinha de modelar e tampas de papelão, que representaram os locais pesquisados. As maquetes foram apresentadas junto com os slides, promovendo momentos ricos de troca e aprendizado entre os colegas.

Como culminância da pesquisa, os alunos participaram de um City Tour por Novo Hamburgo, visitando os locais estudados e vivenciando de forma prática o conteúdo aprendido. A visita foi um momento especial de conexão com a cidade e reforçou o interesse pela história local.

A proposta também se estendeu para a sala de aula, onde os pontos históricos foram recriados com argila branca, cola e tinta, em uma atividade que incentivou o olhar atento aos detalhes e à valorização do patrimônio cultural.

Atualizado em: 18/07/2025