Dois lançamentos foram realizados pelas turmas dos 6°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama. No dia 8 de dezembro, as turmas inauguraram o mural “A História da Evangelische Gemeindeschule” e divulgaram o e-book de contos “Os Mistérios da Gemeindeschule”. O evento contou com a presença das famílias e comunidade escolar.
Desde 2019, os alunos estudam sobre a história do povoamento de Hamburgerberg por meio do projeto “Traces In Hamburgo Velho”. Nas visitas pelo bairro, um prédio em específico despertou ainda mais curiosidade: era o da escola comunitária, situado na rua Piratini, 32, construído no início da chegada dos alemães. A partir disso, as turmas decidiram produzir um mural que contasse a história do local em uma linha de tempo. A atividade também foi uma forma de homenagear a IENH pelos 190 anos, visto que a origem da Instituição é na Evangelische Gemeindeschule.
Em leitura do livro “Ainda hoje plantaria minha macieira”, de Erica Sarlet, os estudantes elegeram os pontos mais importantes ao longo do século 19 e 20, que compuseram o percurso do mural. A autora do livro foi professora na IENH por muitos anos e, hoje, dá nome à Biblioteca da Unidade Pindorama. Seu esposo, Ernest Sarlet, atuou como Diretor da Instituição entre 1976 e 1982. Ambos deixaram um significativo legado para a comunidade.
As leituras também aguçaram a imaginação e as histórias, o que motivou a produção de contos misteriosos. Eles resultaram no e-book “Os Mistérios da Gemeindeschule”, que foi compartilhado e apresentado o ebook aos seus familiares em uma noite carregada de orgulho.
Ambas as propostas foram desenvolvidas em conjunto com as Professoras Janaína Menezes, Joseane Isabel da Silva, Juliana Ruaro Zachow, Fernanda Andriolli, Melina Wasem Passos e Tainá Diuliani Lopes.
Conheça o e-book em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/ienh/190anos/index.html
Imprima seu booklet: https://ienh.com.br/conteudo/docs/ebook-os-misterios-da-gemeindeschule.pdf
Traces In Hamburgo Velho
No projeto, que transversaliza a Educação Patrimonial, a cidade é considerada espaço de aprendizagem. Os estudantes podem vivenciar e construir experiências de aprendizagem relacionadas à vinda dos imigrantes alemães ao Brasil, à história dos moradores antigos e atuais e à pluralidade social que compõe Novo Hamburgo. Além de estudar sobre a arquitetura, a biodiversidade, a arte, entre outras. Ao longo do desenvolvimento, foram diversas caminhadas a pé pelo bairro, conversa com vizinhos, visitas aos museus e aos espaços de arte. Ainda, outras vivências fizeram parte deste percurso.