As brincadeiras antigas seguem sendo desenvolvidas na turma do Nível 3A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. Todos os familiares dos alunos receberam a proposta de participarem da aula para ensinar alguma atividade que vivenciavam na infância.
No dia 11 de julho, foi a vez da Márcia, mãe da estudante Larissa, ensinar a brincadeira “Telefone sem Ovo Podre” para a turma. Antes de executar, Márcia explicou o passo a passo da atividade:
Sorteia-se um jogador para ser o portador do “ovo podre”. Os jogadores restantes se sentam formando um círculo.
O colega escolhido caminha do lado de fora do círculo segurando o ovo enquanto todos cantam: Ovo podre está passando, ninguém está olhando...
O colega que está do lado de fora do círculo precisa colocar o ovo atrás de um dos jogadores sentados sem que este perceba, e se afastar correndo, sempre em torno da roda.
O jogador que ganhou o ovo deve correr atrás do colega, antes que este complete uma volta inteira na roda e sente em seu lugar.
Se o jogador que largou o ovo conseguir ocupar o lugar do colega, é a vez deste percorrer a roda com o “ovo podre”.
Segundo a Professora Daiane K. Ekman, além da atividade física, o jogo proporcionou desenvolvimento da percepção, pois é preciso habilidade para colocar o ovo atrás de um jogador sem que ninguém perceba. Todos apreciaram muito e demonstraram grande interesse em participar. Os alunos relataram o que acharam da brincadeira: “eu adoro essa brincadeira”, “sempre ajudo meu amigo quando o ovo está atrás dele”.