Na noite do dia 31 de outubro, os alunos das 2ªs séries do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica apresentaram os curtas-metragens desenvolvidos por eles ao longo do ano. Em 2024, o tema foi “Família” e o Festival Luz, Câmera: FundAção reuniu 10 curtas. A abertura do evento contou com a apresentação do grupo de Dança IENH, com a coreografia da professora Alessandra Feltes.
Conforme a professora responsável pelo projeto, Rita Cunha, a criação dos curtas iniciou em abril, com o lançamento do tema Família, aula inaugural com o professor e coordenador do curso de audiovisual da Unisinos, Vicente Moreno. “O projeto contou também com a parceria do professor Marcelo Vier em todas as etapas de produção”, salienta Rita.
Neste ano, o evento também celebrou os 10 anos da existência do projeto. “Chegamos a marca de 130 curtas-metragens ao longo da trajetória. Há dez anos, o Cine IENH era uma ideia; hoje, é um símbolo de criatividade, aprendizado e transformação”, conta Rita.
Os alunos, professores, familiares e amigos foram recebidos, na Sala de Conferências, ao som do violino do professor Marcelo Vier. Para entrarem no clima de cinema, os participantes receberam saquinhos de pipoca.
Segundo Rita, o Luz, Câmera: FundAção sempre teve o compromisso de ir além do audiovisual, usando o cinema como uma linguagem poderosa para expressar temas sociais relevantes.
“Assim como o cinema espanhol e latino-americano nos inspira com nomes como Pedro Almodóvar, Ricardo Darín e Alejandro Iñarritu, nossos alunos também se dedicaram a representar, de maneira única, a diversidade e a profundidade do ser humano”, finaliza a professora.
Ganhadores das premiações:
Melhor documentário - Exército Fantasma de Bibiana Penna, Isabelli Riegel, Laura Furtado e Laura Paiva.
Melhor cartaz - Entre o abismo de Murilo Mondardo.
Melhor filme - voto popular Além do jogo.
Melhor direção - Laura de Paiva e Valentina Defferrari.
Melhor edição - Na sombra do outro de Henri Cansi.
Melhor atriz - Manuela Pereira.
Melhor ator - Guilherme Roese.
Melhor fotografia - Além das férias.
Melhor roteiro - Porto seguro.
Melhor trilha - Além das férias.
Originalidade - Ecos do arrependimento
Melhor Filme Luz, câmera: FundAção - Além do jogo de Antônio Zeni e Guilherme Rufatto.