Folclore é tema da hora do conto na Educação Infantil da Unidade Oswaldo Cruz

Atividade promove a leitura na escola
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Folclore é tema da hora do conto na Educação Infantil da Unidade Oswaldo Cruz

“A Cinderela das bonecas”, de Ruth Rocha, foi a história escolhida para abordar o folclore no projeto de contação de histórias da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

Durante o mês de agosto, a Professora Denise Serini Kuhsler veio fantasiada de Vovó Neném para visitar as turmas da Educação Infantil. Com muito diálogo, descontração, imaginação e auxílio de materiais ilustrativos, contou a seguinte história:

Vovó Neném era uma senhora um pouco atrapalhada, pois confundia as histórias, esquecia a mala..., mas os netinhos ajudavam a vovó e davam boas risadas das coisas engraçadas que dizia. Ela era muito querida por ser seus netinhos e crianças da vizinhança.

Fazia receitas deliciosas, contava da sua infância, brincava com os netinhos e explicava algumas brincadeiras daquela época. Mas o que mais gostavam era ouvir suas histórias engraçadas e ajudavam muito na contação, pois se confundia com as ações do lobo na história da Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos...

Vovó Neném ajudou Mariana a consertar sua boneca para o concurso de bonecas, transformando-a na Cinderela e Mariana questionou: será que a vovó é uma fada?

A vovó ensina muitas coisas aos netinhos: 

- Devemos consertar os brinquedos e não colocá-los fora.

- Devemos guardar sucatas, materiais reaproveitáveis, pois eles transformam o mundo.

- Devemos ter paciência, persistência, criatividade e amigos para nos ajudarem a resolver os problemas.

Ao final da história, cada turma vivenciou uma brincadeira folclórica: telefone sem fio, brincadeira com corda, pular cobrinha e jogo de mímica. Após o momento de muita interação e diversão, os alunos também degustaram as bolachinhas de coco da vovó da história.

Segundo a Professora Denise, a proposta buscou oportunizar o momento da hora do conto de forma lúdica, prazerosa, convidativa e criativa. A atividade também despertou nos alunos o interesse pela história contada, participação no diálogo e compreensão da mesma.

Atualizado em: 06/09/2018