Horta escolar é construída colaborativamente por alunos, Professoras e Diretor da IENH

Estudantes aprenderam sobre os solos e a forma de correta de plantar
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida
Horta escolar é construída colaborativamente por alunos, Professoras e Diretor da IENH

Proporcionar o contato com a natureza, descoberta do tipo de solo adequado para o desenvolvimento de uma planta e aprendizado de técnicas de plantio e manejo de mudas e sementes foi o objetivo da atividade realizada com os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. No dia 24 de agosto, acompanhados pelas Professoras Bianca Reis e Juliana Bohn e também do Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, os estudantes construíram uma horta na Unidade.

A horta foi pensada por várias pessoas, desde o funcionário Ilson, que organizou o espaço e preparou o solo, as Professoras Bianca Reis, Cristiane Lemke, Juliana Bohn, Raquel Meirose, que pensaram sobre o que plantariam, ao Diretor Seno, que se prontificou a estar com as turmas. O momento teve início com uma conversa no Salão da Unidade, quando o Diretor falou sobre os tipos de solo e os nutrientes necessários para o crescimento de uma planta. Na hora de colocar a “mão na terra”, Leonhardt explicou sobre a distância necessária entre as mudas para que elas se desenvolvam bem, o cuidado para retirar a muda do saquinho e colocá-la na terra. Foram plantadas mudas de alface, alface roxo, beterraba, sálvia, salsa, cebolinha, manjericão, tomate cereja, hortelã e poejo, além das sementes de cenoura e rabanete que foram semeadas.

“O estudo do solo é um dos conteúdos desenvolvidos na área de Ciências Naturais do 4º ano. No entanto, lidar com a terra, estar em contato com a natureza, trabalhar de maneira colaborativa e ter a noção dos cuidados que uma planta necessita para crescer, trazem conhecimentos para muito além de um conteúdo escolar. Foi gratificante observar as reações das crianças ao encontrar uma minhoca na terra, algumas encantadas, outras assustadas, mas sempre curiosas e participativas”, destaca a Professora Juliana.

Todos os temperos, verduras e chás plantados serão utilizados no Projeto Cozinha Experimental e em futuras propostas que surgirão a partir da horta.

Atualizado em: 30/08/2017