Nos dias 19 e 20 de junho, profissionais da Pastoral Escolar e Universitária das instituições da Rede Sinodal de Educação estiveram reunidos em Joinville (SC) para um encontro de formação, reflexão e partilha de experiências. Realizado no Colégio Bonja e no Colégio Bom Jesus, o evento reuniu representantes de diversas instituições da Rede. A IENH esteve representada pela integrante da Pastoral Escolar, Raquel Marques, que participou dos momentos de estudo, diálogo e troca de experiências com os demais profissionais da área.
A programação teve início no Colégio Bonja, com acolhida, abertura e um momento de meditação. Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Um lugar chamado Escola e uma Comunidade na Escola”, conduzida pelo pastor e 1º vice-presidente da IECLB, Odair Braun. Ao longo do dia, foram debatidos novos caminhos para a Pastoral Escolar, além de reflexões sobre os convênios entre a IECLB e a Rede Sinodal de Educação e a apresentação de práticas desenvolvidas pelas instituições participantes.
Os profissionais também conheceram iniciativas realizadas pelo Colégio Bonja, entre elas a apresentação da PPHmista Mariéli, que compartilhou sua experiência no PPPHM (Período Prático da Habilitação Ministerial), evidenciando a vivência da formação ministerial no contexto escolar. A programação incluiu ainda uma visita guiada pelos espaços da instituição e foi encerrada com um momento de confraternização e integração entre os participantes.
No segundo dia, realizado no Colégio Bom Jesus – Unidade Centro, a programação contou com a palestra “Um lugar chamado Escola e a Pastoral Escolar e do Ensino Superior”, ministrada pelo professor Dr. Euler Westphal, da Univille e da Faculdade Luterana de Teologia (FLT). O encontro também proporcionou discussões sobre as Diretrizes da Política Educacional Evangélico-Luterana e as contribuições da Pastoral Escolar para sua efetiva implementação nas instituições da Rede Sinodal.