Desde quarta-feira, dia 12 de setembro, a IENH – Unidade Fundação Evangélica está sediando a 40ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação – ATESE. Reunindo cerca de 180 alunos de 10 escolas da Rede Sinodal de Educação, o evento segue até sexta-feira, dia 14 de setembro.
Incentivando o debate sobre a arte na escola, a ATESE conta com apresentações teatrais, seguidas de discussões sobre os temas abordados. “Todo o evento está ocorrendo como planejado. Muita integração entre as escolas e debates produtivos sobre as peças teatrais. Os espetáculos trazem motivos para criar discussões a respeito da arte”, avalia o Coordenador da atividade e Professor de Teatro na IENH – Fábio Ferraz.
No primeiro dia do principal evento da Rede voltado ao teatro, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, o Colégio Evangélico Alberto Torres e o Grupo de Teatro Não Temos Nome Ainda apresentaram, respectivamente, os espetáculos: “Mulher”, “Purgatorium” e “A vida vivida de Zé Beré”. Os alunos ainda participaram do workshop “Poética visual das cores: desmistificando a iluminação cênica”.
Na manhã de quinta-feira, dia 13, foi a vez dos estudantes do Colégio Sinodal Conventos (espetáculo “A vila”), Colégio Evangélico Augusto Pestana (espetáculo “A farsa do panelada”) e Centro de Ensino Médio Setrem (espetáculo “Gota d’água”) entrarem no palco. A programação da tarde seguiu com as apresentações do Colégio Sinodal Rui Barbosa (espetáculo “Noites brancas”), Instituto Sinodal da Paz – Santa Rosa (espetáculo “Desnovelar”), Colégio Sinodal – Portão (espetáculo “O avarento”) e IENH (espetáculo “Um sonho de uma noite de verão”).
“O cravo e a rosa”, peça teatral do Colégio Evangélico Panambi, encerra o evento na sexta-feira. Os alunos retornam para as suas escolas após o almoço.
Sobre a importância da ATESE, que também está ocorrendo em Ivoti (Instituto Ivoti) e Rio do Sul (Colégio Sinodal Ruy Barbosa), o Professor Fábio declara: -“Trata-se de um importante evento, pois promove a valorização da arte a partir do teatro. Além disso, também traz a renovação do público para o teatro e a afirmação da identidade do aluno da Rede Sinodal”.
Confira todas as fotos e transmissões dos espetáculos na fanpage da IENH!