No Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal, as alunas Ana Clara Andreoli e Juliana Biasuz, do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica, foram convidadas a refletir sobre o tema “Ressignificando a política a partir do olhar juvenil”. O evento ocorreu de forma on-line, no dia 26 de março.
Integrantes do Grêmio Estudantil Castro Alves (GECA), as estudantes participaram integralmente do encontro e contribuíram nas reflexões e partilhas de grupos. No período da manhã, uma palestra com o Pastor Gerson Acker foi promovida. Nela, foram abordados os valores importantes para a reflexão política na escola e na sociedade, a partir das peças do tangram. De acordo com Biasuz, “a parte dos painéis e palestras foi bem interessante”, a aluna diz que aprendeu “muito sobre a política, e também da importância de ela ser discutida entre jovens”.
A Catequista da IENH, Juliana Zachow, explica que foram abordados “assuntos relacionados à importância da democracia como uma construção diária da sociedade, o protagonismo juvenil, a responsabilidade social e a criatividade da liderança que se envolve nas práticas e reflexões políticas na sociedade”. Ela cita que 35 escolas participaram da programação, com cerca de 130 pessoas entre lideranças estudantis e professores da Rede Sinodal.
Avaliando positivamente o encontro, Biasuz fala que essa será uma experiência que levará para toda a vida e acrescenta que também gostou da experiência de trabalho em grupo, na que pôde “debater mais sobre os assuntos das palestras e descobrir maneiras de implementar o estudo da política” nas escolas.