Intercâmbio de experiências multiculturais no Canadá

Compartilhe:
WhatsApp
Intercâmbio de experiências multiculturais no Canadá

Eles voltaram com uma bagagem repleta de conhecimento e novas vivências internacionais. No último mês, entre os dias 29 de junho e 28 de julho, estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica, realizaram Intercâmbio no Canadá.

Para o aluno Nathann Pereira Dutra, a experiência foi muito rica. “Além de aprender Inglês, tive contato com culturas muito diferentes e isso foi muito importante para mim”, comenta. O estudante afirma que conheceu colegas de países como China, Ucrânia, Turquia, Alemanha, Letônia, Vietnã, Rússia e México. “Cada estudante de nacionalidade diferente tinha costumes diferentes dos nossos. Aprendemos a tratá-los com muito cuidado e respeito em tudo que fazíamos ou dizíamos. Entendemos, na prática, que existem diversificadas culturas no mundo”, relata a estudante Maria Eduarda Fritz.

Durante o período em solo canadense, o grupo de 34 alunos se alojou em residências estudantis e frequentava as aulas de Língua Inglesa no Columbia International College, escola localizada em Hamilton. “Praticamos muito o Inglês em todo o nosso dia a dia e isso ampliou o vocabulário e melhorou a nossa pronúncia”, conta Maria Eduarda. Sendo naturais do Canadá, segundo ela, os Professores do Columbia pronunciavam as palavras de maneira diferente, o que foi essencial para os alunos brasileiros desenvolverem a forma de falar no segundo idioma.

“Todos os passeios foram ótimos, é difícil destacar um só como melhor. Particularmente, gostei muito da visita ao parque de montanhas russas Wonderland e às cataratas do Niágara. O Eastern Tour, com passeios em Kingston City, Montreal, Quebec e Ottawa também foi muito bom”, conta Nathann. Além disso, Ripley's Aquarium, CN Tower, Toronto Eaton Centre, Royal Museum of Ontario e Toronto Zoo foram outros locais que os estudantes também puderam conhecer.

No período de imersão no Bark Lake Leadership & Outdoor Educational Centre, o grupo vivenciou práticas de liderança com muita aventura. Conforme os alunos, lá estudaram noções de sobrevivência na natureza e trabalho em equipe. “Aprendemos a utilizar ferramentas como arco e flecha e andamos de caiaque. Tivemos dias intensos, com muitas atividades, mas com muito aprendizado e diversão também”, destaca a aluna Maria Eduarda.

Para Nathann e Maria Eduarda, o Intercâmbio promoveu o desenvolvimento da autonomia em todos. “Estávamos sem os nossos pais e tivemos que aprender a ser mais independentes, cuidar de nós mesmos. Crescemos com isso”, comentam os estudantes. Segundo eles, a habilidade de relacionamento também foi algo que desenvolveram entre colegas. “Aprendemos a nos relacionar melhor e também nos unimos como turmas e grupo de colegas da IENH”, avaliam.

Atualizado em: 08/08/2017