Kindergarten 2A da Unidade Pindorama investiga sons e cores da natureza

Atividade no pátio da Educação Infantil integra projeto de estudos sobre expressão e clima
Compartilhe:
WhatsApp
Kindergarten 2A da Unidade Pindorama investiga sons e cores da natureza

Na tarde do dia 30 de maio, os estudantes do Kindergarten 2A da Educação Infantil (Early Years) do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama vivenciaram uma experiência sensorial e artística no pátio da Educação Infantil.

A atividade integrou o projeto de estudos “My voice, my body and the sounds of the world: descobrindo muitas formas de me expressar”, que convida as crianças a explorarem sons, cores, sensações e percepções do mundo ao seu redor.

Inspiradas pela obra de arte do artista contemporâneo Donald Zolan, as crianças refletiram sobre como os dias nublados e chuvosos se manifestam por meio das cores e dos sons. A proposta teve como objetivo observar a obra, levantar hipóteses sobre suas tonalidades e relacioná-las às experiências sensoriais do cotidiano.

Ao longo das investigações, conduzidas pela professora Caroline Ribeiro e pela teacher Amanda Escobar, a turma pesquisou sobre os sons da natureza e as mudanças climáticas, com base em experiências nos ambientes externos, repertório musical nacional e literatura infantil. Questionamentos como “Qual o som da chuva?”, “O vento faz barulho?” e “Qual é a cor de um dia de sol?” estimularam o pensamento crítico e a sensibilidade dos pequenos.

A partir do livro “Aquarela”, de Janaína Tokitaka, e das próprias vivências, os estudantes começaram a construir respostas singulares. Durante a observação da obra de Zolan, uma aluna comentou: “Quando tem chuva fica tudo escuro”, enquanto outros associaram o som da chuva no telhado ou a presença de um guarda-chuva em casa ao que viam na pintura.

A culminância da atividade foi uma vivência artística em que, utilizando tinta guache, pincéis, mãos e papelão suspenso, os alunos deram vida às suas interpretações da obra, expressando com criatividade suas vozes e percepções sobre o clima.

Atualizado em: 27/06/2025