Kindergarten 3A da Unidade Oswaldo Cruz vivencia descobertas científicas em investigação

Atividade no laboratório permitiu que as crianças observassem os insetos de perto, formulassem hipóteses e ampliassem seus conhecimentos sobre a natureza
Compartilhe:
WhatsApp
Kindergarten 3A da Unidade Oswaldo Cruz vivencia descobertas científicas em investigação

Com curiosidade, entusiasmo e espírito investigativo, as crianças do Kindergarten 3A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz participaram da atividade Investigadores das Formigas: Descobertas no Laboratório, uma experiência que proporcionou aprendizagens significativas sobre o mundo das formigas e os elementos da natureza.

A proposta teve como objetivo ampliar o interesse das crianças pela pesquisa científica por meio da observação, da investigação e da experimentação. Durante a atividade, realizada no laboratório da escola, os estudantes contaram com o acompanhamento da professora Cláudia Nis e a participação especial do professor Gustavo Paraboni Cerveira, de Educação Física.

Utilizando microscópios e outros recursos do laboratório, as crianças observaram detalhadamente as formigas, identificando características como os pequenos pelos presentes em suas pernas, as diferentes partes do corpo e outras particularidades que normalmente passam despercebidas a olho nu. Além disso, exploraram folhas de diferentes árvores, comparando formatos, texturas e espessuras.

Outro momento de grande interesse foi a observação de um formigueiro acondicionado em um recipiente transparente. A turma acompanhou atentamente os caminhos percorridos pelas formigas, suas construções, formas de organização e hábitos alimentares. “Com muito envolvimento, ofereceram pequenas folhas aos insetos e puderam perceber como elas eram transportadas e utilizadas pelas formigas”, completa Cláudia.

Atualizado em: 24/06/2026