Para dar início ao novo projeto de estudos da turma Kindergarten 3A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama foi realizado uma dinâmica especial no formato de learning centers de enriquecimento, com o objetivo de apresentar, de forma lúdica e interativa, a temática que irá nortear as próximas semanas: super-heróis.
A proposta teve como base o desenvolvimento de diversas habilidades, como a expressão de desejos e sentimentos em diálogo com colegas e professores, a exploração do corpo e da psicomotricidade relacional, bem como o contato com diferentes materiais e suportes, estimulando a criatividade e a motricidade fina.
Conforme as professoras, Joana Schneider Machado e Rafaela Freitas de Souza, antes do início das atividades, uma roda de conversa preparou os alunos para o desafio: descobrir qual seria o novo tema do projeto. Em grupos, as crianças participaram de três estações criativas, trocando de mesa ao som de músicas de super-heróis.
Na mesa 1, os pequenos pintaram capas de super-herói com tinta guache e rolinhos. A mesa 2 trouxe um jogo de memória com imagens de profissionais que são verdadeiros heróis do dia a dia, como médicos, bombeiros e professores. Já na mesa 3, a missão foi resgatar animais de uma bacia com água, utilizando o movimento de pinça, estimulando a coordenação motora fina.
“Ao final, voltamos à roda para conversar sobre cada experiência vivida. Foi nesse momento que os alunos, entusiasmados, identificaram a temática central da atividade: super-heróis”, explica Joana.
A revelação trouxe ainda mais animação à turma, que agora está envolvida no projeto “We are super: pequenas ações, grandes mudanças!”.
Segundo as professoras, a atividade proporcionou não apenas momentos de diversão, mas também ricas aprendizagens, incentivando o protagonismo infantil e o olhar atento às atitudes que fazem diferença no mundo.