Kindergarten 3A da Unidade Pindorama transforma observação da natureza em aprendizagem

Vivências do projeto "Pequenas Sementes, Big Surprises" aproximaram as crianças da natureza enquanto ampliavam o vocabulário em inglês
Compartilhe:
WhatsApp
Kindergarten 3A da Unidade Pindorama transforma observação da natureza em aprendizagem

Ao longo deste semestre, a turma do Kindergarten 3A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama vivenciou uma jornada de descobertas por meio do projeto “Pequenas Sementes, Big Surprises, investigando o universo das sementes e tudo o que pode nascer a partir delas.

Entre as investigações realizadas, uma das principais descobertas das crianças foi compreender que árvores grandes e imponentes se desenvolvem a partir de uma pequena semente. A constatação despertou curiosidade e encantamento, dando origem a uma nova proposta de aprendizagem.

A atividade iniciou com um passeio pelos arredores da escola, durante o qual as crianças observaram a natureza e coletaram diferentes tipos de gravetos. Durante a exploração, identificaram características variadas entre eles, percebendo que alguns eram finos (thin), outros grossos (thick), alguns pareciam novos (new) e outros mais antigos (old). Também observaram que essas diferenças estavam relacionadas aos diferentes tipos de árvores presentes no espaço.

De volta ao pátio da Florestinha, a turma selecionou os gravetos coletados e, ao observar as copas das árvores, identificou a diversidade de cores das folhas, como verde, amarelo e marrom. Para representar a folhagem em suas produções, as crianças utilizaram massinhas de modelar nessas tonalidades. Em seguida, confeccionaram as raízes com argila e novelos de lã, explorando diferentes texturas enquanto conheciam, de forma concreta e lúdica, as partes que compõem uma árvore.

Ao longo de toda a proposta, a Língua Inglesa esteve presente de forma contextualizada. As crianças ampliaram o vocabulário ao vivenciarem palavras como tree, trunk, branches, leaves, sticks e roots, além de utilizarem conceitos relacionados às dimensões: big, medium e small e, às características dos gravetos, como thin, thick, new e old.

“Mais do que confeccionar árvores, a proposta proporcionou momentos de observação, investigação, comparação e criação. Em um contexto de exploração e descobertas, as crianças desenvolveram a coordenação motora fina, ampliaram o olhar para a natureza e vivenciaram a Língua Inglesa de forma espontânea, prática e significativa, evidenciando que grandes aprendizagens podem nascer de pequenas sementes”, explica a teacher da turma, Larissa Vieira Bernardi.

Atualizado em: 14/07/2026