Movidos pela curiosidade e pelo encantamento com diferentes portadores textuais explorados em sala de aula, como livros de histórias, jornais, revistas, rótulos, bulas e receitas, os alunos do Kindergarten 4B da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama deram início a uma pesquisa investigativa sobre o "gosto pela leitura" no ambiente escolar.
Com pranchetas e lápis nas mãos, as crianças percorreram a escola entrevistando professores, funcionários, colegas de outras turmas e até uma mãe que estava na escola. As perguntas simples, mas instigantes — "Você gosta de ler?" e "O que prefere: histórias, notícias ou receitas?" — deram o tom da investigação, promovendo uma rica experiência de linguagem e interação social.
A atividade, que faz parte do projeto de estudos “Once upon a time… Uma Viagem Literária!”, permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de escuta, comunicação e análise. De volta à sala de aula, os dados coletados foram transformados em gráficos construídos pelas próprias crianças, ampliando o entendimento sobre o que foi investigado.
A proposta, conduzida pela professora Lovimara Gomes, não apenas incentivou o contato com a leitura de forma lúdica e significativa, como também destacou o olhar curioso e investigativo dos pequenos, reforçando o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.
Clique aqui para ver todas as fotos!