Kindergarten 5A da Unidade Pindorama explora a escrita do nome com massinha de modelar

Atividade promove o reconhecimento da identidade, habilidades linguísticas e motoras de forma lúdica
Compartilhe:
WhatsApp
Kindergarten 5A da Unidade Pindorama explora a escrita do nome com massinha de modelar

Durante o mês de abril, o espaço de aprendizado do Kindergarten 5A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama foi palco de uma experiência envolvente e significativa: a exploração da escrita do nome. A atividade teve como objetivo principal ajudar as crianças a identificar e reconhecer a escrita do próprio nome em diferentes contextos do cotidiano, aprimorando o registro e o conhecimento das letras que o compõem.

A proposta planejada pela professora Luana Thaís Böes foi muito além do simples reconhecimento da escrita. Ao utilizar recursos como massinha de modelar caseira, preparada pelos próprios alunos, e tinta efervescente, a atividade transformou-se em um processo investigativo, criativo e cheio de descobertas.

Aprender a escrever o próprio nome é um marco importante na Educação Infantil (Early Years). Além de fortalecer a identidade, essa vivência contribui para o desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora fina e da autoestima. Ao ver, reconhecer e registrar seu nome, cada criança se sente valorizada e mais próxima do universo da leitura e da escrita.

A turma do Kindergarten 5A participou com alegria e curiosidade de cada etapa, demonstrando envolvimento e entusiasmo diante dos desafios propostos. A vivência colaborou de forma integral para o desenvolvimento das crianças, despertando habilidades importantes para o processo de letramento e fomentando o prazer pelo aprendizado.

Atualizado em: 16/04/2025