Imersão no universo matemático é a proposta do novo Laboratório de Matemática da IENH. Lançada neste ano, a sala permite que os estudantes da Unidade Fundação Evangélica interajam com formas geométricas de forma palpável e estejam dentro do mundo dos números. O projeto foi elaborado a partir de uma sugestão do corpo docente.
O professor de matemática Fábio Ferraz conta que a ideia surgiu em um trabalho realizado para a disciplina de Geometria, ainda na graduação. Com diferentes materiais, como plano cartesiano, régua numérica, transferidor 90° e circunferência trigonométrica, a intenção é que “os alunos possam se ver, tocar e até se sentir dentro de figuras geométricas”, diz.
Para a execução do projeto, o professor contou com a parceria e apoio da direção e dos colegas. “A ideia foi acolhida pela coordenadora da área de Matemática, Marjúnia Klein, pela IENH e pelo grupo de professores da área, formados pelas professoras Rosália Fenner e Cristine Steffens”, fala Fábio. A expectativa é que o ambiente acrescente no aprendizado dos estudantes de uma forma inovadora, explica.
Com uma proposta tridimensional, o objetivo é que o aluno vivencie a matemática, interagindo com os elementos e se sentindo parte dela. Segundo Marjúnia, o espaço foi revitalizado para proporcionar “aprendizagens significativas”.
O Laboratório de Matemática da IENH ainda está em fase de complementação. Além dos materiais e adesivos já disponíveis, outros elementos vão compor o ambiente, como equipamento para visualização de rotação de triângulo, teorema de Pitágoras em acrílico, entre outros.