Mascote “Lucca” aproxima escola e família em projeto do Kindergarten 2A da Unidade Oswaldo Cruz

Atividade “Meu primeiro tema de casa!” estimula a imaginação, a criatividade e o vínculo afetivo entre as crianças e suas famílias
Compartilhe:
WhatsApp
Mascote “Lucca” aproxima escola e família em projeto do Kindergarten 2A da Unidade Oswaldo Cruz

As crianças do Kindergarten 2A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz embarcaram em uma experiência repleta de imaginação, criatividade e vínculos afetivos. Com o objetivo de estimular a curiosidade, o gosto pela pesquisa e o envolvimento das famílias nas propostas trabalhadas em sala de aula, a turma, acompanhada pela professora Eduarda Fragoso e pela teacher Thami Riva, desenvolveu o projeto “Meu primeiro tema de casa!”.

Durante o período letivo, os estudantes participaram da criação do mascote da turma, escolhido coletivamente e carinhosamente nomeado “Lucca”. O processo envolveu momentos de diálogo, escuta e colaboração, permitindo que cada criança expressasse suas ideias e desenvolvesse o sentimento de pertencimento ao grupo.

O mascote, desde então, passou a fazer parte das atividades cotidianas, participando das brincadeiras, rodas de conversa e momentos de exploração. Com isso, o Lucca tornou-se um símbolo importante na rotina da turma, fortalecendo a empatia, a cooperação e o cuidado entre as crianças.

Em uma nova etapa do projeto, o Lucca começou a visitar as casas dos alunos, promovendo o envolvimento das famílias. A cada semana, uma criança tem a oportunidade de levar o mascote para casa, acompanhada de um livro de registros, no qual, com o apoio da família, compartilha a vivência por meio de fotos, desenhos e pequenos relatos.

Segundo a professora Eduarda, essa experiência tem favorecido a construção de memórias afetivas, a valorização das experiências familiares e o fortalecimento da parceria entre escola e família, tornando o aprendizado ainda mais significativo e encantador.

Atualizado em: 29/10/2025