A revisão de conteúdos matemáticos e a integração das turmas foram promovidos de forma divertida e lúdica para os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica. Na última semana, as turmas reuniram-se em pequenos grupos para aprender enquanto jogavam a corrida de obstáculos no tabuleiro.
No jogo, cada estudante deveria lançar o dado e avançar as casas conforme o número obtido. Em seguida, retirava uma carta do monte, calculando o valor numérico da expressão algébrica de acordo com o número da carta selecionada. Os estudantes efetuavam os cálculos e o resultado obtido indicava o valor e o sentido do movimento do marcador no jogo. Ao final, analisavam os resultados, avaliando as melhores escolhas e estratégias.
Segundo a Professora Rosália Marisa de Mello Fenner, a proposta teve como objetivo a revisão e fixação dos conteúdos de expressão algébrica e valor numérico, além do desenvolvimento do raciocínio lógico, tomada de decisão e do cálculo mental. “A metodologia que utilizamos é que possibilita que o aluno compreenda e fixe o conteúdo. Com o jogo, o aluno se diverte ao mesmo tempo que aprende”, destaca, Rosália.