A tradição e a cultura alemã foram celebradas em grande estilo na Mostra de Dança Germinar: As Raízes da Imigração, realizada pelo Grupo de Dança da IENH, no dia 27 de novembro, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O evento, que integrou a programação alusiva aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, reuniu alunos, familiares e a comunidade em uma emocionante homenagem às raízes culturais que ajudaram a moldar a região.
Com o tema “Germinar as Raízes da Imigração Alemã”, a mostra trouxe coreografias inspiradas nas histórias e tradições dos imigrantes alemães, destacando elementos como danças folclóricas, músicas tradicionais e a influência cultural que permanece viva até os dias de hoje.
O destaque do evento foi a participação dos grupos de dança da Educação Infantil até o Ensino Médio, que encantaram o público, apresentando coreografias como o 'Sonhos que Germinam' e a 'Über Sich Hinauswachsen (Crescer Além de Si)'. Além disso, o evento contou com a presença do grupo de dança Sênior Roda Alegre de Ivoti, que enriqueceu ainda mais a programação.
"Nossa noite de hoje celebra não apenas um marco histórico, mas também os valiosos aprendizados que esse legado nos trouxe: a força para superar desafios, a resiliência diante do desconhecido, o amor pelas tradições e a coragem de trilhar novos caminhos", destaca Alessandra Fernandes Feltes, diretora geral e artística.
Os bailarinos da IENH que participaram da Mostra de Dança fazem parte da proposta de atividade extracurricular Centro de Interesse.
....
Créditos das Imagens:
Diogo Mascarenhas e Tuane Corrêa
Anderson Zang
Setor de Comunicação e Marketing da IENH