Os alunos dos Níveis 5 da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz conheceram a história de uma tribo indígena. No dia 10 de maio, visitaram o Museu do Índio Tükuna, localizado na Unidade Fundação Evangélica.
Após a viagem de ônibus, no local, os alunos foram atendidos pela Professora Eliana Ennes, responsável por cuidar do Museu. “As crianças ficaram encantadas com os artefatos mostrados e as histórias relatadas”, comenta a Professora Liliane Bohlke.
Na oportunidade, aprenderam mais sobre o modo de vida da tribo, se impressionando com a necessidade dos índios de caçar para comer, entendendo que não existe supermercado ou shopping. O que mais chamou a atenção dos estudantes foram as máscaras criadas para as festas da tribo, máscaras alegres para demonstrar suas alegrias aos deuses que acreditam e máscaras bravas para demonstrar suas tristezas e infelicidades com os mesmos deuses.
“Essa diversidade de culturas, que se assemelham e também divergem enriquecem o repertório infantil e favorecem que as crianças possam ir articulando seus saberes e suas experiências transformando, recebendo e conhecendo cada vez melhor o mundo que habitam” destaca a Professora Liliane. Conforme as Professoras Liliane, Jordana Quilião e Vitória Ornelas, “a experiência possibilitou que as turmas conhecessem a cultura de outros povos, instigando a curiosidade e o desejo pelo aprender, valorizando as diferentes culturas, além de contribuir para o início do Projeto sobre culturas, diversidade e aprendizagens.
No mesmo dia, os alunos realizaram um piquenique no pátio da Fundação Evangélica, retornaram para a Unidade, produziram desenhos de momentos significativos e construíram um texto coletivo sobre o evento.