A partir da leitura da história “The Color Monster”, de Anna Llenas, o Nível 2A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama realizou diferentes propostas do seu projeto de estudos do 1º semestre, intitulado “My Life At School: lugar de aprender, conviver e brincar”.
Segundo a teacher Amanda Escobar, a intenção do trabalho com essa narrativa foi de entender, nomear e refletir sobre as emoções que fazem parte do primeiro momento de escolarização das crianças e, de forma geral, do seu cotidiano dentro e fora da escola. Com esse propósito, as crianças brincaram e ajudaram a construir diferentes jogos com a temática das cores e das emoções.
Em Língua Materna, fizeram um boliche das emoções, utilizando garrafas com líquidos coloridos e uma bola. Em Língua Inglesa, fizeram uma pintura para elaborar as cartas de um “Memory Game”.
Em momentos de duplicidade entre ambas as línguas de instrução, as crianças vivenciaram um jogo em que deveriam usar pinças e prendedores de madeira, desenvolvendo a motricidade fina, para pegar rasgaduras de papel feitas previamente por eles e colocá-las no pote da cor e emoção correspondente.
Além disso, de forma integrada entre a Língua Inglesa e a Língua Materna, vivenciaram duas formas de jogar o jogo Twister. Em inglês, a teacher nomeava a cor e as crianças deveriam buscar em uma caixa com brinquedos da sala um da cor correspondente e posicioná-lo no tapete. Já em Língua Materna, brincaram da forma tradicional, posicionando o corpo nos círculos coloridos conforme comandos.