Seguindo as aprendizagens relacionadas ao projeto de estudos intitulado: “Brincar, transformar, construir e criar na relação e interação com os pares. Let’s get involved in the world of playfulness and imagination together”, a turma do Nível 2B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama trabalhou e desenvolveu em diferentes momentos habilidades importantes relacionadas ao socioemocional.
Conforme a teacher Caroline Sousa Carvalho, as crianças trabalharam as partes do corpo e suas próprias características individuais. A proposta foi desenvolvida de forma lúdica e interativa, proporcionando momentos de autodescoberta e colaboração entre os estudantes.
A atividade começou com uma dinâmica em grupo, onde as crianças ajudaram seus colegas a identificar a cor dos olhos, dos cabelos e da boca, além de aprender sobre as partes do corpo, como mãos, braços e pés. Com o auxílio de espelhos, as crianças observaram suas próprias feições, desenvolvendo a percepção sobre seus traços e diferenças, de forma respeitosa e inclusiva.
Após essa exploração inicial, os estudantes participaram de uma atividade individual em que puderam colorir seus rostos em fotos preto e branco, e desenhar seus corpos em uma folha de papel. Essa etapa permitiu que cada criança expressasse sua criatividade e reforçasse o aprendizado de forma concreta, associando cores e formas às partes do corpo.
Essas atividades promovem o conhecimento sobre o próprio corpo e a valorização da diversidade, e também estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, habilidades sociais e cognitivas.
“A experiência foi enriquecedora, tanto para os alunos quanto para as professoras, que puderam observar a curiosidade e o entusiasmo dos pequenos ao descobrirem mais sobre si mesmos e sobre os outros”, acrescenta Caroline.