No mês de maio, o Nível 2C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama deu início ao projeto de estudos "Vamos viajar? Seja de carro, ônibus, trem, caminhão ou avião...Quem quer se aventurar conosco nessa diversão?".
Inicialmente, na sala de aula, a Professora Bruna Guimarães questionou os alunos sobre o que já sabiam sobre o tema do projeto. Segundo a Professora, muitas foram as considerações que apareceram:
- “Que os caminhões são grandes.”
- “O caminhão do bombeiro faz iuiu e apaga o fogo.”
- “O pai e a mãe dirigem o carro e levam as crianças para passear.”
- “O avião anda no ar e tem asas.”
- “O caminhão de corrida é muito rápido.”
- “O avião voa no céu e é muito grande.”
- “A ambulância leva as pessoas que estão dodóis no médico.”
- “A ambulância anda bem rápido e faz iuiuiu.”
- “O trem anda no trilho e faz thuthu.”
- “O carro anda nas ruas por causa das rodas.”
A partir da conversa, o grupo, em conjunto com a Professora Bruna e a Auxiliar de Atividades Escolares - Aline Soares, iniciaram o projeto sobre os meios de transportes. Os alunos apresentaram os meios de transportes que construíram em parceria com suas famílias, nomeando quais os materiais utilizaram, comentando quem auxiliou na construção e mostrando-se muito alegres em poder falar do que fizeram. Carros, caminhões, aviões, ambulância, caminhão de bombeiro, trens, carro de polícia foram alguns dos meios de transportes elaborados.
Na sala de aula, o grupo montou um espaço para exposição dos meios de transportes, que estão disponíveis para os alunos brincarem.
A pesquisa dos alunos iniciou com os estudos sobre o trem. Na Biblioteca, a Professora Bruna contou a história “O trem da amizade”, de Wolfgang Slawski e depois, motivados por ela, os alunos construíram um trem com as cadeiras, realizando uma proposta artística diferenciada. Com pincéis e tinta, todos retiraram seus calçados e puderam realizar uma exploração artística com muita diversão. Eles puderam pintar com o pincel nos dedos nos pés e das mãos. Todos experimentaram essa sensação diferenciada e, inclusive, alguns alunos quiseram colocar os próprios pés na obra, pisando na tinta e construindo o registro. De acordo com a Professora, atividades de forma contextualizada como esta contribuem para que os estudantes adquiram novos conhecimentos a partir dos seus interesses, e que façam isso de modo significativo.
“Os alunos participaram de tudo o que foi proposto com muito aprendizado e diversão. Através de questionamentos conseguiram sinalizar o que já sabiam sobre os meios de transportes, aprenderam que quem dirige o trem se chama maquinista e conheceram diversos trens que existem pelo mundo. Além disso, trabalhamos histórias referentes ao tema e construímos nosso trem da amizade com cadeiras na sala de aula”, relata Bruna.