Para a turma do Nível 3C da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, a matemática ganhou forma através de atividades lúdicas e criativas que incentivaram os alunos a explorar diversos conceitos matemáticos de maneira natural e divertida.
Jogos, músicas e brincadeiras foram os recursos escolhidos pela professora da turma, Flávia Finamor, para facilitar o aprendizado dos números e das operações básicas, respeitando o desenvolvimento próprio de cada faixa etária.
Nas experiências cotidianas, a turma começou a se familiarizar com termos matemáticos ao identificar pequenas coisas, realizar contagem de termo a termo e considerar núcleos, formas, tamanhos e medidas. “Os alunos também relataram curiosidade na escrita simbólica dos números, ao encontrá-los em receitas, jogos, dados e histórias. Em meio a perguntas como ‘que número é esse, profe?’ e ‘quantas letras tem meu nome?’", conta a professora.
Na sala de aula, as crianças ainda exploraram a história A Casa Sonolenta, de Audrey Wood, para aprender os conceitos ordinais (primeiro, segundo e terceiro) e os termos espaciais (antes, depois, na frente e atrás). A partir da narrativa, eles montaram sequências e organizaram personagens, contando quantas pessoas moravam na casa e comparando com suas próprias famílias, prática que também envolveu o vocabulário em inglês para membros da família.