Os alunos do Nível 5A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama criaram uma réplica do tradicional jogo de lince.
Neste jogo, a rapidez e o reflexo são trabalhados a cada jogada. Os jogadores recebem as cartelas com figuras que estão no tabuleiro. Depois do sinal, devem tentar localizá-las rapidamente, com suas fichas coloridas. Quem colocar primeiro as fichas é o vencedor. Exercitando a capacidade de atenção, concentração, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e tomada de decisão, a atividade também envolveu os conteúdos trabalhados pela turma na Língua Inglesa e na Língua Materna, dentro do Projeto de Estudos “Cobras ou Serpentes?”.
O jogo de lince foi construído pela turma através dos desenhos que cada aluno criou dos animais que foram trabalhados em sala de aula. Depois de jogarem coletivamente, cada aluno teve a oportunidade de adquirir uma cópia do jogo com a tabela de regras criada pela turma e a tabela de marcação dos pontos, trazendo seu dinheiro para a escola para comprar. “Esse momento foi de extrema importância, pois conseguimos unir ao conteúdo do jogo uma vivência de compra e de manuseio de dinheiro. Exploramos as cédulas, suas cores, números e valores e fizemos relações entre quantidades, troco, entre outros. As crianças levaram seus jogos pra casa cheios de alegria e emoção”, relata a Professora Gabriela. Também organizou a atividade a Professora Telma Puhl.