Cinqüenta e um alunos das 3as e 4as séries do Currículo Bilíngüe da IENH – Unidade Oswaldo Cruz fizeram, no dia 03 de outubro, o Exame de Proficiência da Universidade de Cambridge. Os estudantes fizeram a prova de nível Starters (Júnior), no turno da tarde, na sede da organização/escola Cultura Inglesa,
O grupo de alunos foi acompanhado pela Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Claudia Beatriz Schlabitz, pela Assessora do Currículo Bilíngüe da IENH – Luciana de Souza Brentano e pelas Professoras das turmas – Bianca Cristina dos Reis, Cristiane Maria Schnack e Flávia Gehlen.
O objetivo da IENH em propiciar as provas de Cambridge para os alunos, além da certificação, é atestar os conhecimentos dos estudantes propiciados pela Instituição.
A Cultura Inglesa é responsável pela aplicação das provas internacionais de inglês, da Universidade de Cambridge, para crianças e adultos no Rio Grande do Sul.
As provas realizadas pelos alunos da IENH são elaboradas pela Universidade de Cambridge (em Londres) e corrigidas lá. O exame avalia o conhecimento na língua inglesa nas quatro habilidades: Reading (leitura), Writing (escrita), Listening (compreensão auditiva) e Speaking (expressão oral). Ele se baseia no inglês utilizado no dia-a-dia e reconhece o sucesso no aprendizado do idioma, concedendo certificados internacionais.
Segundo a Professora Cristiane Schnack, “faz parte da preparação para a prova, a participação do aluno em provas simuladas e aulas de revisão, uma vez que o conteúdo lingüístico das provas é trabalhado desde a Educação Infantil”. Cristiane enfatiza que apesar dos alunos estarem ansiosos antes do exame, durante a prova eles se mantiveram tranqüilos.
Para o aluno Marcelo Plegge Scherer (3ªC), “a prova é bem mais fácil que os simulados”.
Já a Assessora do Currículo Bilíngüe da IENH – Luciana de Souza Brentano comenta que “o preparo para os exames de Cambridge está dentro da proposta do Currículo Bilíngüe da IENH.” Luciana explica que em 2007, os alunos das 3as séries do Currículo Bilíngüe da IENH vivenciaram pela primeira vez a experiência e obtiveram ótimos resultados, ficando acima da média entre os alunos da mesma faixa etária no Brasil. Ela argumenta que “os exames de Cambridge são considerados atualmente, a melhor certificação em língua inglesa”.
A Assessora do Currículo Bilíngüe ressalta que “está previsto dentro da nossa proposta bilíngüe, oferecer os próximos níveis dos exames de Cambridge nos anos subseqüentes. Isto porque, consideramos esta vivência importante, não só pelo diferencial que proporciona na formação dos alunos, mas também, porque os resultados comprovam a qualidade do trabalho que é desenvolvido na língua inglesa. Acreditamos que esta oportunidade é um compromisso com a formação de nossos estudantes”, finaliza Luciana.