O segundo e o terceiro dia da Amostra de Teatro Estudantil – ATESE da Rede Sinodal de Educação, na IENH, dias 12 e 13 de setembro, foi marcado por diversas apresentações dos grupos teatrais e a festa dos atesistas. A ATESE reuniu aproximadamente 150 pessoas entre alunos e professores das escolas da Rede Sinodal de Educação e ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro, nas dependências da IENH – Unidade de Ensino Fundação Evangélica.
Durante todo o dia 12 ocorreram apresentações dos grupos teatrais das escolas da Rede Sinodal. Após cada apresentação ocorreu a análise crítica do espetáculo.
As peças apresentadas foram as seguintes: Frankestino do Grupo Anjos da Garoa do Colégio Sinodal Conventos (Lajeado); Flying Circus – O Circo Voador do grupo “Cortinaberta” do Colégio Sinodal Progresso (Montenegro); Canção do Pescador do grupo “CQSAB” do Instituto de Educação Ivoti (Ivoti); O Homem da Cabeça de Papelão do grupo “Artuando” do Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul); Discutindo a Relação do grupo “Alguns e Mais Uns!” do Colégio Sinodal Roca Sales (Roca Sales); “Descartável” do grupo “Coscovices e Milongas” do Colégio Gaspar Silveira Martins (Venâncio Aires).
A partir das 20h30min aconteceu a apresentação do Grupo Teatral da IENH – “Não Temos Nome Ainda”. O grupo apresentou a peça Brasil, residência oficial da Família Real. Sendo escrita e dirigida pelo professor de Teatro da IENH – Fábio Ferraz, a peça trata da chegada da família Real no Brasil. No espetáculo, Maricota é uma brasileira casada com Joaquim, um pacato português que veio com a corte do Príncipe D. João para o Brasil, em 1808. Depois de anos, D. João é obrigado a voltar e Maricota arruma as malas para acompanhar a corte a Portugal, contra a vontade do marido. Entre uma discussão e outra, este casal conta a passagem de D. João, Carlota Joaquina e a Rainha Maria, a Louca, pelo Brasil.
E, a partir das 22 horas, aconteceu uma festa temática intitulada “Mundo Infantil” para os participantes do evento. A festa proporcionou integração e diversão para os grupos, contou com doces, crepes, pipoca. Os atesistas participaram vestidos de “crianças”.
Já no dia 13/09 ocorreram as últimas apresentações teatrais e o evento de encerramento. As peças apresentadas neste dia foram: Auto das Barcas do Grupo de Teatro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado); “Ruim com bruxas, pior sem elas” do grupo “Poracaso” da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM (Três de Maio); O Teste do grupo “Prisão de Ventre” do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke (Taquara); Pluft, o Fantasminha do grupo “O Cabeça” do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga (Sapiranga) e Carmen do grupo “Veremos” do Colégio Sinodal (São Leopoldo).
A cerimônia de encerramento, com entrega de troféus de participação, aconteceu a partir das 17 horas, no Auditório da Unidade Fundação Evangélica.