No segundo trimestre, os estudantes do Currículo de Tempo Integral que participam das aulas de Educação Financeira, da IENH – Unidade Pindorama, criaram um “mercadinho” nas aulas do Componente Curricular, sob a orientação da professora Lisandra Brombatti Serini.
O trabalho iniciou com as embalagens e caixas de produtos que foram trazidas de casa pelos alunos. A partir deste material, ocorreu uma conversa sobre como é a organização de um mercado, seguida da organização em prateleiras, na sala de aula.
Depois os produtos receberam etiquetas com os seus respectivos valores. Para esta tarefa os alunos pesquisaram diferentes encartes de supermercado observando a quantidade e o tamanho dos produtos que estavam sendo divulgados.
Quando todos os produtos estavam etiquetados com os seus valores, o grupo criou algumas promoções com cartazes que foram fixados próximo aos produtos, da mesma forma que se pode observar em algumas redes de supermercados.
Com tudo pronto e organizado, iniciaram as compras: os estudantes fizeram o papel de funcionários do mercadinho, operadores de caixa e pessoas que trabalham na organização das prateleiras e do espaço do mercadinho. Os demais alunos foram clientes, estes, receberam réplicas de cédulas com os mesmos valores em circulação.
De forma lúdica, os alunos fizeram suas compras, somaram o valor dos produtos escolhidos e precisaram calcular o troco.
Para complementar os estudos, a professora Caroline Cargnin visitou a turma e trouxe contribuições importantes sobre a nota fiscal, para quem são destinados os impostos que são arrecadados, algumas táticas utilizadas pelos estabelecimentos comerciais para que se tenha maior consumo, estratégias de divulgação de produtos, organização de determinadas mercadorias para que fiquem ao acesso de crianças, os motivos para a troca de lugar das mercadorias do supermercado e outras informações importantes.