Elaborado pelas Professoras da IENH – Carolina Müller e Janaína Menezes e, inscrito pela Professora Carolina, um projeto desenvolvido na Unidade Pindorama faz parte da lista de finalistas do 2º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, que é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com o apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. No Prêmio, que traz projetos de mediação e incentivo à leitura, inicialmente concorreram 1.223 textos, que passaram por uma avaliação, sendo realizada a escolha dos 62 mais bem colocadas. Um novo processo de avaliação foi realizado, onde foram escolhidos os 16 finalistas.
O projeto, que é finalista na categoria Escola Privada do Rio Grande do Sul, explicou as diversas tarefas de leitura embasadas no livro “O Pequeno Príncipe” que foram desenvolvidas durante as aulas dos 6os anos do Currículo Bilíngue (Português/Inglês) da Unidade.
As atividades abordadas visaram o desenvolvimento de questões ligadas à leitura, com o objetivo de desenvolver um trabalho multidisciplinar. Aliado a proposta da criação de um game para dispositivos móveis, o projeto tratou do livro através da criação de etapas e desafios que um personagem passa durante o jogo para chegar ao seu destino final, que se assemelha à narrativa, onde um menino se aventura por diferentes planetas nos quais ele vive novas experiências e vivencia importantes ensinamentos através de desafios propostos.
A divulgação dos nomes dos vencedores gaúchos e catarinenses do Prêmio será realizada em novembro, no evento de premiação. Serão produzidos documentários com cada um dos 16 finalistas até o dia da premiação. Os vídeos produzidos serão utilizados na votação pelo Júri Popular, que elegerá dois vencedores da categoria Jovens Protagonistas e dois vencedores das categorias Escola Pública e Escola Privada, sendo a última, a categoria cujo projeto das Professoras da IENH concorre. Os demais premiados serão escolhidos por outra comissão de avaliadores.
A inscrição na lista de finalistas já traz o reconhecimento do belo trabalho desenvolvido pelas duas Professoras.