Metodologia gamificada nas aulas dos 6ºs anos

Alunos estão utilizando a plataforma Moodle para temas de casa
Compartilhe:
WhatsApp
Metodologia gamificada nas aulas dos 6ºs anos

A partir do mês de setembro, os alunos dos 6os anos da IENH – Unidade Pindorama poderão experimentar uma forma diferente de vivenciar as aulas de Língua Portuguesa e as atividades de casa. Os alunos serão convidados a participarem de uma experiência de ensino híbrido para dinamizar as propostas desenvolvidas em aula, a aprendizagem de conteúdos novos e a realização das tarefas de casa.

A proposta, desenvolvida pela Professora Carolina Müller, tem como principais objetivos:

- Promover atividades gamificadas para que os alunos motivem-se para os estudos de gramática e para a realização das tarefas de casa.

- Ampliar o tempo em Sala de Aula para o trabalho com leitura e escrita enfatizando aspectos gramaticais através de seu uso em diferentes gêneros textuais

- Possibilitar aos alunos que sejam agentes de sua aprendizagem.

- Reduzir a quantidade de folhas passadas aos alunos.

Entenda como vai funcionar:

- Foi criada uma comunidade no ambiente Moodle, que será organizada em semanas, sendo estas abertas pela Professora no decorrer do semestre.

- As atividades postadas na comunidade corresponderão aos temas de casa, sendo que os alunos poderão resolvê-los conforme seu tempo e disponibilidade. A cada tarefa prevista e cumprida os alunos receberão pontuações e medalhas.

- Como as tarefas serão atividades do Moodle, há a possibilidade de feedback imediato para a resposta dada pelo aluno, mostrando-lhe um caminho para compreender melhor ou rever sua resposta. Cabe destacar que sempre terão o apoio presencial da Professora para entendimento do conteúdo. Além disso, os alunos poderão tirar suas dúvidas através dos fóruns ou por e-mail com a Professora.

- Os conteúdos gramaticais serão postados no ambiente com textos e vídeos e os alunos serão incentivados a olharem este material com antecedência. Aqueles que se sentirem à vontade poderão preparar uma explicação sobre o conteúdo para os colegas em uma aula marcada. A explicação será dada pelos alunos com auxílio da Professora. Os alunos que tiverem esta participação explicando os conteúdos aos colegas também receberão uma medalha no ambiente. Esta participação ocorrerá por inscrição e cada aluno poderá participar uma única vez.

- Neste formato as aulas presenciais de Língua Portuguesa terão ênfase nas atividades de leitura e escrita, ampliando as discussões gramaticais através do uso.

- No final do ano, os alunos com maior número de medalhas, receberão um prêmio surpresa.

A proposta será avaliada junto aos alunos no final de cada mês para ver se estão gostando e conseguindo acompanhar o conteúdo.

Atualizado em: 09/09/2014