Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz puderam construir significações e conclusões a partir da visitação ao Museu Casa Schmitt-Presser e Fundação Scheffel. No dia 28 de agosto, o grupo pôde conhecer um pouco mais sobre a imigração alemã e a história de Novo Hamburgo.
Na visita, exploraram a construção das casas enxaimel, a antiga “venda de secos e molhados”, os objetos antigos, o rebaixamento da rua, as festas e eventos da época. Os estudantes fizeram uso do patrimônio histórico como recurso educacional, valorizando o espaço do museu e mostrando sua importância para a sociedade. Segundo a Professora Flávia Gehlen, eles observaram, interagiram e refletiram sobre as diversas histórias que estão ali prontas para serem narradas: histórias de outras épocas, com suas maneiras de viver e pensar; para compreender um pouco do mundo contemporâneo do qual fazem parte. Também puderam conhecer e valorizar o patrimônio cultural e as obras do artista Ernesto Frederico Scheffel.
“Tudo foi muito importante para os alunos, pois puderam entrar em contato com a história do nosso Município, compreendendo que todas as coisas têm uma história, e que Novo Hamburgo teve um início e que era diferente do que é hoje. Transitar pela linha do tempo e perceber as relações que se estabelecem entre passado-presente-futuro contribui para promover a formação do cidadão consciente do seu papel neste processo”, relata a Professora Flávia.
Após as visitas, as turmas, juntamente com as Professoras Juliana Bohn e Roselaine Klein e Flávia, deslocaram-se até a Praça Monsenhor Edmundo Backes, em frente à Igreja Nossa Senhora da Piedade de Hamburgo Velho, onde lancharam.