A história “A procura do bom humor”, de Hiawyn Oram e Joanne Partis, fala de uma menina que acorda muito animada, mas ao perceber que não preparou a apresentação para levar para a escola, fica de mal humor. Com isso, ela sai em busca do seu bom humor e acaba encontrando também alguns objetos que irão compor a sua apresentação.
Foi a partir da hora do conto com essa história que os alunos do Nível 2 da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama puderam conhecer alguns sentimentos que lidamos diariamente e fazer algumas relações também com expressões faciais através de questionamentos, como: o que me deixa de bom humor? O que me deixa de mal humor? Como eu fico quando estou feliz? Como eu fico quando estou triste?
Após a história, a turma procurou em revistas pessoas que estivessem com bom humor e a professora fotografou o sorriso de cada estudante. Na Sala Interativa, desvendaram de quem era cada sorriso.
A outra atividade feita foi o jogo da memória com os sorrisos. Em grupos, os alunos foram desafiados a procurar o par do sorriso que encontrou. Primeiramente começaram com poucas “cartas” e, a medida que iam brincando e aprendendo, o número de “cartas” ia aumentando.
As atividades tiveram o objetivo de desenvolver a atenção e a curiosidade; desenvolver o raciocínio lógico matemático; abranger noção de classificação através de um critério e agrupamento. Foram organizadas pela Professora da turma – Joana Schneider Machado.