A Professora da IENH – Gabriella Schorn participou do IX Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula no último sábado, dia 27 de maio, em São Paulo. O evento permite a troca de informações e experiências entre os professores sobre o dia a dia nas salas de aulas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Técnico e EJA.
Na oportunidade, apresentou atividades desenvolvidas em projetos de estudos realizados no segundo semestre de 2016 em parceria com a Professora Jaqueline Hansen, nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Sob o título “Aprendizagem significativa através de práticas de games e programação visando o biletramento”, a Professora mostrou um recorte do trabalho que foi desenvolvido na Unidade Oswaldo Cruz. Gabriella buscou destacar aspectos tecnológicos e colaborativos como práticas de gamificação, aulas de programação, criação e participação em jogos online e offline (desplugados), apropriação do sistema alfabético, construção do número e regulação emocional, tendo em vista que o projeto buscou abarcar os conteúdos do ano, as necessidades do grupo e desejos da geração que já nasceu e cresceu na era da tecnologia.
Sobre o Congresso
Os trabalhos do Congresso ICLOC, como sempre, refletiram as preocupações e crenças dos educadores e das instituições. Neste ano, apareceram fortemente duas tendências: ‘como as escolas estão atuando na formação continuada de seus professores’ e ‘o trabalho com interdisciplinaridade’.
Também é interessante notar que a tecnologia, embora continue a aparecer muito nas práticas letivas, ganha um contexto diferente. A preocupação dos educadores é inseri-la no contexto das matérias, e levar os alunos a resolver problemas, relacionando a ferramenta com os vários conteúdos.
Igualmente marcante, a redução de trabalhos que objetivam tratar dos problemas de disciplina e de falta de motivação dos alunos, na medida em que eles vão se firmando no papel de protagonistas do seu aprendizado.
Para encerrar o do IX Congresso de Práticas na sala de aula, o ICLOC preparou um espaço para reflexão sobre os assuntos mais importantes e atuais no debate sobre a educação no Brasil – A Base Nacional Curricular Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio - com grandes nomes do INEP e Ministério da Educação (MEC).