Um momento de troca de experiências ocorreu no III Simpósio de Práticas Pedagógicas, promovido pela Rede Sinodal de Educação. Na manhã de sábado, 14 de agosto, professores da IENH puderam compartilhar com os colegas de outras escolas vivências propostas em sala de aula.
Os Professores Carolina Müller, Marjúnia Klein e Michel Banderó falaram sobre projetos desenvolvidos durante o ano. A primeira contou sobre uma experiência literária gamificada com os 7°s anos do Ensino Fundamental, já a segunda explicou sobre a análise gráfica das funções senóide e cossenóide feita com turmas do Ensino Médio. Michel compartilhou a experiência com o ensino de História em contexto de Educação Bilíngue embasado em conceitos como CLIL, translanguaging e preview/review.
Conheça os projetos
- Viagem à Paranapiacaba: uma experiência literária gamificada
Quarenta e seis estudantes vivenciaram uma proposta gamificada de exploração e vivência da obra “A menina que perdeu o trem”, de Manuel Filho. Durante os aprendizados, uma metáfora de viagem transportou os alunos para a cidade cenário da história, na qual foram levados a cumprir 17 missões relacionadas ao livro. Para o desenvolvimento da proposta foram usadas diferentes tecnologias, entre elas o Google Earth, o Genially, o Wordwall e o Google Apresentações. O projeto culminou com um momento on-line de conversa com o autor.
- Aprendizagem Significativa e Análise Gráfica
Alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram a análise gráfica das funções senóide e cossenóide por meio de uma metodologia de ensino fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A atividade foi dividida em quatro etapas: realização de gráficos das funções senóide e cossenóide tradicionais, sem alterações na imagem e no período; com o auxílio do Geogebra, gráficos com alteração apenas da imagem foram feitos e após observação foram anotadas as percepções e, em seguida, chegou-se à conclusão sobre como determinar a imagem; na terceira etapa, o mesmo procedimento para evidenciar o motivo na mudança no período das funções foi adotado; por último, os alunos foram desafiados a expor as conclusões a respeito do conteúdo por meio de uma produção em vídeo.
- Ensino de História em contexto de Educação Bilíngue
A proposta demonstrou uma possibilidade de atuação com o componente curricular de História em contexto de educação bilíngue. Com turmas do 8° ano do Ensino Fundamental, os conteúdos são trabalhados utilizando a metodologia Preview-Review, com a apresentação do conteúdo na L1 e revisão na L2. A avaliação pode ser feita de forma bilíngue ou em uma das línguas. Nesse sentido, um estudo foi realizado, cujos resultados sugerem que a assimilação do conteúdo se dá de forma efetiva, pois na maioria das situações em uma ou outra língua os estudantes conseguem expressar o conhecimento sobre o conteúdo trabalhado de forma bilíngue. O que também fica evidente é que os alunos precisam cada vez mais trabalhar seu vocabulário acadêmico na L2 e na apresentação foi demonstrado como isso pode ser viabilizado na prática. Além disso, foram abordados alguns conceitos importantes que embasam a prática, entre eles CLIL, translanguaging e preview/review.