Eneida Raquel Sander e Luciano de Oliveira Maurina foram dois dos professores agraciados com o Prêmio Ser Educação, na noite de 24 de outubro. A cerimônia ocorreu junto à programação da Mostratec e contou com a presença da comunidade. O diretor geral da IENH, Seno Leonhardt, esteve presente no evento.
A professora da Unidade Oswaldo Cruz conquistou a premiação na categoria “Professora de Educação Infantil em Escola Privada”. Ela inscreveu o trabalho "Comer bem, brincar e ser feliz", realizado com o Nível 3B. Já o professor da Unidade Fundação Evangélica recebeu o prêmio na categoria “Professor de Ensino Médio em Escola Privada”. O projeto inscrito foi o "Trilha Startup IENH", que é realizado com alunos das séries finais da Educação Básica.
Conheça o resumo dos trabalhos:
Comer bem, brincar e ser feliz
Antes de iniciar nossos trabalhos realizamos uma prévia sobre o conhecimento do grupo, o que sabiam e o queriam descobrir sobre os alimentos /comidas: a comida não deixa ficar fraquinho, deixa a gente forte. A comida faz crescer. Comer coisas certas para não ficar com dor de barriga. A gente come almoço, janta e lanche. A sobremesa é no final. É importante comer uva, laranja, maracujá, ovos, bananas, alface, carne, cebola, tomate e brócolis. É importante tomar leite e iogurte. Queremos fazer bolachas/biscoitos. Fazer panquecas. Fazer pão. Descobrir como fazer suco de uva e suco de laranja. Queremos comer morangos. Comer feijão e carne. Estudar sobre o mel. A partir daí, começamos a estruturar nosso projeto, tendo como objetivo geral: ampliar e desenvolver aprendizagens significativas ao universo das crianças através de vivências, experiências e estudos envolvendo o tema alimentação. Possibilitamos atividades lúdicas e interessantes sobre o tema alimentação, atentando para as situações interessantes que surgiam no grupo, promovendo atividades significativas para cada momento. Envolvemos o grupo, família e algumas turmas da escola através de propostas de interação. Oportunizamos a construção de hipóteses que auxiliem no desenvolvimento do pensamento crítico acerca do assunto.
Trilha Startup IENH
A IENH, por meio do Núcleo de Inovação - NUII, elaborou uma jornada empreendedora de 60 horas atrelada ao novo modelo de ensino médio, estruturando um caminho educacional dinâmico e atualizado. São delineadas 10 fases essenciais: 1- Compreensão da inovação; 2- Urgência em inovar; 3- Cultivando um mindset empreendedor inovador; 4- Aplicação da Metodologia Lean Startup; 5- Fases de descoberta e ideação; 6- Processo de validação; 7- Desenho do modelo de negócios; 8- Construção de branding, identidade visual e mockup; 9- Preparação e estruturação do Pitch; 10- Participação no NUII Pitch Day. Este itinerário pedagógico incentiva a formação de grupos de alunos a partir do terceiro estágio, os quais são instigados a desenvolver startups que ressoem com os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Conforme evoluem, os projetos que alcançam a maturidade desejada são então convidados a integrar o Programa Start oferecido pelo Sebrae. Este encaminhamento pode culminar em uma trilha de incubação, onde as ideias iniciais têm a chance de serem aprimoradas e potencializadas, contribuindo assim para a formação prática e inovadora dos alunos, alinhada às demandas e desafios do mundo contemporâneo. Essa iniciativa reflete uma busca por um ensino médio mais engajado, prático e sintonizado com as necessidades e tendências atuais, promovendo uma educação empreendedora que possa preparar os jovens para os desafios futuros de maneira eficaz e transformadora.