Projeto de estudos “A Floresta Encantada do Nível 2A” proporciona ricos momentos de aprendizagem

Alunos montaram uma floresta encantada na sala de aula
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Projeto de estudos “A Floresta Encantada do Nível 2A” proporciona ricos momentos de aprendizagem

Desde o início do segundo semestre, o Nível 2A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama está realizando diferentes atividades com o projeto de estudos “A Floresta Encantada do Nível 2A”. Tal projeto se destina ao estudo dos personagens presentes em contos infantis que provocam curiosidade e mistério. Com as atividades também questionam o que existe em uma floresta encantada, diferenciando, comparando e relacionando com uma floresta real.

Com os estudos, os alunos já realizaram a construção do Cantinho da Magia, em que trouxeram de casa objetos, brinquedos e livros que compõem o tema do projeto. Para montar a floresta encantada da sala de aula, confeccionaram árvores, borboletas e pássaros.

A turma ouviu histórias como “Tico e os lobos maus” (Valeri Gorbachev), “Vai embora grande monstro verde!” (Ed Emberley e Gilda de Aquino) e o “O Urso Rabugento” (Nick Bland).  Também produziram registros e exploração de diversos materiais em atividades como: desenho na floresta utilizando caneta hidrocor, cola e elementos da natureza; registro gráfico com tinta utilizando como suporte elementos da natureza (como folhas, galhos e gravetos).

Segundo a Professora Joana Schneider Machado, o projeto possui diversos objetivos. Ela cita: - “Explorar e manipular diferentes materiais e suportes para suas produções artísticas; apreciar diferentes tipos de histórias; ampliar o vocabulário através de momentos destinados à hora do conto, roda de conversa e roda cantada, além do contato e diálogo diário com professores e colegas; desenvolver as sensações do corpo, como tato, visual, auditiva, de linguagem e como consistências de diferentes texturas e temperaturas; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante; conhecer sobre o universo imaginário e comparar com o real; conhecer o que tem em uma floresta; identificar alguns personagens e suas características; expressar os sentimentos através de expressões faciais e manifestações da Arte”.

Confira as fotos aqui.

Atualizado em: 24/10/2017