No Nível 3A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama, a ideia de desenvolver um projeto de estudos que contemplasse os passarinhos surgiu a partir de um momento muito significativo para a turma: a rodinha. “Quando nos organizávamos na nossa rodinha, escutávamos e conseguimos, por vezes, observar os pássaros que voam perto da árvore localizada próxima da janela da nossa sala. Observei que os pássaros transmitiram um encantamento para os alunos devido a suas melodias e belos voos”, conta a Professora Vanessa Bueno.
Os alunos gostavam de ouvir o canto dos pássaros e questionavam o porquê do canto ser mais alto em alguns momentos e mais baixo em outros. Também se perguntavam o que os pássaros comem, onde vivem e se gostam de voar em dias de sol. Muitas questões, relações, hipóteses e associações foram trazidas e formaram o projeto.
No decorrer das aulas, os estudantes desenvolveram várias atividades envolvendo literatura, linguagem artística, musical, matemática, bem como, o aprendizado sobre os pássaros e o seu habitat natural, alimentação, hábitos e outras curiosidades relevantes. A partir da construção destes conhecimentos, os alunos, gradativamente, desenvolveram atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas ao desenvolvimento pessoal.
Com o projeto, o interesse pela pesquisa foi fomentado na turma. Os alunos puderam identificar e conhecer as diferenças entre os pássaros e os outros animais, entenderam a preservação da natureza através da preservação das diferentes espécies de pássaros. Também desenvolveram a criatividade, a imaginação e a socialização de ideias.
O envolvimento dos alunos com o projeto e o entusiasmo com suas descobertas sobre os pássaros foi grande. Um momento importante para a turma foi a apresentação do projeto para os familiares, que ocorreu na II Feira de Projetos, realizada no dia 02 de julho: -“Esse dia foi muito especial, pois os alunos mostraram-se empolgados e felizes ao explicar, com riqueza de detalhes, as atividades realizadas no decorrer do projeto”, relata a Professora Vanessa.
Confira as fotos aqui.