Na última quarta-feira, 7 de agosto, as equipes de voleibol da IENH subiram ao pódio em 3 competições. Ainda cedo da manhã, as duplas femininas de voleibol de praia partiram para Gravataí na disputa do Campeonato Estudantil do RS (CERGS). A etapa final da modalidade, no feminino, contou com 13 duplas na categoria Sub-14 e 15 duplas na categoria Sub-17.
A dupla Sub-17 da IENH foi composta pelas alunas Laura Schmidt Silva e Sophia Dias Staub. Na estreia foi superada pela dupla representante do Colégio Pastor Dohms. Em seguida, realizando uma excelente partida, eliminaram da competição a dupla do Sinodal-SL. Mesmo com o resultado positivo do segundo confronto, não conseguiram a classificação para a fase final.
Na categoria Sub-14, a IENH foi representada pelas alunas Betina Bender Gallas e Mariah Cicolella Monteiro. As atletas hamburguenses tiveram jogos duros e equilibrados na fase grupo, mas garantiram a vaga para as fases seguintes da competição. Com muita determinação e excelente empenho técnico, superaram todas as adversárias, nas fases semifinal e final, conquistando o lugar mais alto do pódio, na mais relevante competição escolar do Estado.
A classificação final apresentou como campeã a IENH. A dupla do colégio Bom Jesus, de Venâncio Aires, ficou em segundo lugar, e, em terceiro, o colégio Sinodal de São Leopoldo.
Com o resultado, a dupla da IENH conquistou a inédita vaga para os Jogos Escolares Brasileiro (JEBs), na modalidade. As disputas pelo brasileiro ocorrerão no mês de setembro, em Recife.
O professor Alexandre Höher, que acompanhou as duplas da IENH, salientou o comprometimento das alunas na competição. O professor ainda lastimou a ausência da dupla Sub-17 nas finais, reconhecendo o potencial das meninas. “Infelizmente, na primeira partida, as meninas não conseguiram fazer o seu melhor jogo, num confronto difícil com uma das principais duplas da competição”.
Alexandre analisou a desenvoltura das atletas Sub-14 em seu primeiro campeonato. Na primeira partida, as meninas estavam ansiosas e apresentaram dificuldades para entender a movimentação necessária. Mas logo foram encontrando respostas, demonstrando ótimo equilíbrio emocional e competência técnico-tática o que as levaram à conquista da competição.
Em Novo Hamburgo, no turno da tarde, iniciaram os jogos pela Copa Pio XII Infanto masculino e Copa Pio XII infantil feminino.
Na categoria Infantil feminina, participaram do evento as equipes: Colégio Pio XII, Colégio Tiradentes, IENH e Ginástica NH.
A equipe da IENH foi composta pelas atletas: Ágatha Barth, Betina Bender Gallas, Fernanda Klug Roesel, Helena Brusius Köhler, Jiali Xu, Laura Pandolfo, Lauren Floriani Rossetti, Layla Makewitz da Rosa, Mariah Cicolella Monteiro, Natália Heck Kroeff, Sofhia Cardoso Anhaia Padilha, Sofia Ribeiro Konflanz, Tainá Martins Flach, Valentina Kurgan Rabelo, Vitória Weber Dellabeta.
Na partida de estreia a equipe da IENH perdeu por 2x0 para as anfitriãs. Em seguida, superou o Tiradentes e a Ginástica, garantindo a vaga para a disputa da final. O confronto decisivo, foi marcado por garra e equilíbrio técnico. No final as atletas do Pio XII superaram a equipe da IENH por 2 sets a 1 (2x1).
Classificação final: 1º lugar Pio XII, 2º lugar IENH e a Ginástica conquistou o 3º lugar.
No confronto masculino, as equipes participantes foram: Colégio Pio XII, Colégio Tiradentes, Colégio Wolfran Metzler e IENH.
A competição masculina foi marcada por partidas equilibradas. Os atletas da IENH foram derrotados, de virada, pelo Col. Tiradentes, mas se recuperou na competição superando as demais escolas pelo placar de 2x0, garantindo a participação na disputa final pela medalha de ouro.
Na final, a IENH superou o Wolfran por 2 sets a zero (2x0), tornando-se o primeiro campeão da competição no naipe masculino.
Resultado final: 1º ligar IENH, 2º lugar Wolfran Metzler e em 3º lugar Col. Tiradentes.
Representaram a IENH os seguintes alunos: Bernardo Henrique Risco Bortolin, Bernardo Mazoti Fernandes, Gabriel Ludwig Pedroso, Guilherme Kauã Pich dos Santos, Lorenzo Irineu Leonhardt, Lorenzo Heidrich Bender, Lucas Zang da Costa, Matheus Furquim Izaguirre da Silva, Murilo Strack Höher e Nicolas Kleber Kern Yuvone
O professor Alexandre Höher salientou o crescimento de ambas equipes durante a competição. As dificuldades iniciais foram sendo minimizadas, levando ambas as equipes para as suas respectivas finais. Ainda, o professor valorizou a participação nessas competições como preparativo e refinamento para as principais competições que acontecerão nesse segundo semestre, entre elas o CERGS, Meridonal (Rede Sinodal), Copa Polvo União FM, finais do Intercolegial e a prestigiada Olimpíada Municipal.