Semana do Brincar movimenta as Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz da IENH

Atividades integraram alunos de diferentes idades, fortalecendo vínculos por meio da ludicidade
Compartilhe:
WhatsApp
Semana do Brincar movimenta as Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz da IENH

Na última semana de maio, a IENH celebrou a Semana do Brincar com uma programação especial nas Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, reforçando a importância do brincar como instrumento de desenvolvimento, socialização e aprendizagem. As atividades envolveram alunos da Educação Infantil (Early Years) e do Ensino Fundamental (Primary), além da participação ativa dos professores e auxiliares de atividades escolares das Unidades.

Na Unidade Pindorama, um dos destaques foi a Parada Brincante, que proporcionou momentos de troca entre crianças de diferentes idades. Juntas, elas participaram de atividades como circuitos, rodas cantadas, esconde-esconde, urso dorminhoco e a brincadeira "morcego sai da toca".

As turmas também exploraram jogos cooperativos como bingo, freeze dance, Simon says (chefe manda), dobradura, cama de gato e o jogo do saci, em experiências que estimularam a criatividade e o trabalho em grupo.

Já na Unidade Oswaldo Cruz, a contação de história da Cachinhos Dourados encantou os pequenos, enquanto o storytelling conduzido pelos alunos do Year 6 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH trouxe uma perspectiva criativa à narrativa. A Parada do Brincar seguiu a mesma proposta da Unidade Pindorama, promovendo a interação entre turmas de diferentes faixas etárias e a inclusão de brinquedos não estruturados, tecidos e jogos de tabuleiro.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Unidade Oswaldo Cruz, Gabriella Schorn, ressalta a importância do Brincar na infância e da interação entre diferentes turmas.

A Parada do Brincar e a Parada Brincante envolveu as turmas desde o Kindergarten 2 até as turmas de Year 6, além da interação dos professores, funcionários e auxiliares de atividades escolares. “Foi lindo ver as crianças de diferentes idades compartilhando o espaço e a alegria do brincar, lado a lado com adultos que normalmente atuam nos bastidores da rotina escolar”, conta Gabriella.

Esses momentos intergeracionais e intersetoriais fortaleceram vínculos, quebraram barreiras e promoveram o reconhecimento mútuo. A troca de experiências entre gerações trouxe leveza, pertencimento e valorização das múltiplas formas de contribuir para a vida da escola, mostrando que o brincar pode, e deve ser um território comum a todos.

A Semana do Brincar na IENH foi, acima de tudo, um convite à convivência, à empatia e ao resgate da essência lúdica da infância, valores que seguem vivos em cada proposta pedagógica da Instituição.

Atualizado em: 04/06/2025