No final da tarde de terça-feira, dia 13 de dezembro, as famílias dos 1°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Oswaldo Cruz prestigiaram o lançamento dos livros confeccionados pelos alunos em sala de aula. Cada turma realizou uma proposta, a fim de estimular a imaginação, a criação e o estímulo à leitura. Os pais puderem receber os autógrafos dos alunos, assim como ter um momento muito especial em família.
O 1º ano C decidiu viver uma aventura em um castelo. Então surgiu a ideia de escreverem juntos a história “Uma aventura assombrada e divertida” na qual eles foram os protagonistas. Entre sons assustadores e clima de mistério, exploraram vários aposentos do castelo. A cada página uma surpresa e, no fim, descobrem o segredo do fantasma: era amarelo de medo!
Os alunos do 1º ano D, a medida em que foram se interessando e viajando pelo mágico mundo dos castelos fizeram, entre tantas atividades, a escrita coletiva do livro “O Castelo Mal Assombrado”. Ao longo desta produção perceberam que era possível criarem uma forma diferente de escrita. Surgiu a ideia de fazer um audiobook com a sonorização produzida nas aulas de música, explorando sons corporais e de instrumentos musicais com a professora Michele Andrioli e também fazendo as ilustrações com a professora Jaqueline Grassmann, nas aulas de Educação Tecnológica.
A turma do 1° ano E demonstrou muito interesse em explorar mais o assunto “jogos”. A partir disso, as professoras buscaram ludicamente incluí-los no mundo da leitura e imaginação através da criação de um livro-jogo. O livro-jogo, também chamado de “aventura solo”, foi criado entre as décadas de 60 e 70 com o objeto de tornar o leitor pertencente à história realizando escolhas ao longo da narrativa que podem levar a caminhos e finais assustadores ou a aventuras maravilhosas. A turma criou o livro-jogo “Uma aventura muito irada!”.
Organizaram a atividade as Professoras Gabriella Schorn, Fernanda Oliveira, Vanderléia Schons, Daniela Ruschel e Jaqueline Hansen.