Com o tema “Crianças e adultos: encontros potentes – Tempo de Ser, Brincar e Criar”, a IENH, em conjunto com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP – BR/ RS/ Novo Hamburgo promoveu o 5º Simpósio Brasileiro de Educação Infantil e 30º Simpósio de Educação Infantil do Vale do Sinos e Caí. Realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na IENH – Unidade Fundação Evangélica, o evento reuniu 560 participantes de diversas localidades do país.
Tradicional entre os profissionais da área da Educação Infantil, o Simpósio contou com palestras, mesas redondas, conferências, oficinas e minicursos. Os momentos culturais de vivência lúdica ocorreram durante os intervalos e foram ministrados por Nélio Spréa, da Parabolé Educação e Cultura – Curitiba. A conferência de abertura trouxe o tema “O brincar, a natureza, as crianças, os adultos e as possibilidades de encontros potentes” e teve a participação do Pediatra do Instituto da Criança – USP – Ricardo Ghelman e da PÉO Pedagoga e Diretora da Casa Redonda, de São Paulo – Maria Amélia Pinho Pereira.
No período da tarde de segunda-feira e manhã de terça-feira, os participantes puderam escolher duas entre as 11 opções de minicursos e palestras. Todos os temas eram voltados para as experiências e aprendizagens dos alunos da Educação Infantil através de propostas lúdicas e repletas de brincadeiras.
Concomitante à programação do Simpósio, dois eventos também ocorreram. Na segunda-feira, Políticas Públicas foi o assunto abordado em uma palestra para gestores. No mesmo dia, no tuno da noite, as famílias puderam participar do seminário “Vivências importantes na infância para o desenvolvimento saudável” e do momento de acolhida cultural.
Encerrando a programação, na terça-feira, Adriana Klisys, do Caleidoscópio Brincadeira e Arte – Curitiba, ministrou a palestra “Brincar: propósito de vida da criança”.
Confira as fotos aqui.