No mês de abril, atividades desplugadas (não on-line) de Programação em Língua Inglesa foram realizadas com os alunos bilíngues dos 2ºs anos A e B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama. As turmas puderam aprender e rever movimentos de lateralidade (turn left = vire à a, turn right = vire à direita, go forward = vá em frente, etc.) e alguns conceitos como: “Algorithm” = algoritmo (sequência de passos que você pode seguir para finalizar uma tarefa) e “Program” = programa (um algoritmo que foi codificado em algo que pode ser executado por uma máquina).
Os estudantes praticaram movimentos de lateralidade, programando a sequência em uma planilha e praticando com os colegas. Após, concretizaram o aprendizado, de forma lúdica e com diferentes materiais. Dominós, cartas de jogos e lego foram utilizados para construir o trajeto programado, onde o personagem precisava encontrar um objeto no final. Com a atividade, os alunos também trabalharam os números em Inglês, realizando a contagem dos movimentos realizados para esquerda, para a direita e em frente. “Eles se divertiram com a forma de aplicar os teóricos junto com seus colegas, aprendendo e praticando as palavras de lateralidade em Inglês, bem como fazendo uso de outras expressões na segunda língua durante a execução das tarefas”, conta a Professora Carla Jaqueline Baumgratz.
No dia 17 de maio, a turma do 2º ano A vivenciou a Programação de uma forma diferente com a orientação das Professoras Carla e Jaqueline Grassmann, no Laboratório de Informática. Os alunos seguiram a sequência da construção de um boneco com Lego Education Wedo, programando seus movimentos no computador para cima (go up) e para baixo (go down), como se fizessem o boneco acordar. Ao final, testaram sua construção vibrando com o sucesso. Na próxima segunda-feira, 22 de maio, os alunos do 2º ano B também vivenciarão este mesmo momento. Segundo Carla, a atividade vai de encontro ao tema do projeto que está sendo desenvolvido na Língua Inglesa: “Favorite toy”.
“Os alunos desenvolveram suas habilidades em compartilhar ideias e cooperar em grupo para realizá-las, dialogando e entrando em consenso para que chegassem ao resultado almejado. Trabalharam colaborativamente para executar as tarefas”, conta a Professora Carla.