Turma trabalha as emoções através da criação de um jogo

Atividade promove reflexão individual e coletiva na sala de aula
Compartilhe:
WhatsApp
Turma trabalha as emoções através da criação de um jogo

Uma trilha cujo caminho faz refletir sobre as emoções vivenciadas no dia a dia. Esse foi o jogo criado pela turma do 4º ano D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. Intitulado “Trilha das Emoções” foi ilustrado com fotos dos alunos expressando sentimentos como raiva, tristeza, medo e alegria. A criação ocorreu com o apoio das Professoras Jaqueline Grassmann e Juliana Bohn, nas aulas de Educação Tecnológica e Língua Materna.

O jogo, criado a partir de situações que os alunos viveram ou pensaram, traz perguntas como: “Quando eu sofro bullying e ninguém me apoia, como me sinto?”, que faz os alunos se colocarem como pensantes das suas emoções e também da forma de reagir a elas. Situações como a vinda de um colega novo também são citadas como desafios, e refletir sobre a forma de lidar com elas traz diálogos interessantes ao longo do jogo.

As regras do jogo, criadas pelos estudantes, trazem instruções como: “Ouvir o colega” e “Falar a verdade”, que estão sendo colocadas em prática durante as aulas. Segundo a Professora Juliana, outro aspecto importante é o fato dos alunos se conhecerem melhor a partir do que respondem ao longo do jogo e da possibilidade de reflexão coletiva.

“A ideia é levar o jogo para outras turmas conhecerem, fazendo-o tornar-se itinerante dentro da escola, levando a ideia de pensar sobre as emoções para o maior público possível”, destaca a Professora Juliana.

O jogo foi criado a partir do projeto “Emotion, not e-motion! Por un mundo más humano!”, desenvolvido pelos 4ºs anos ao longo do semestre, e que será apresentado aos pais na III Feira de Projetos.

Atualizado em: 05/07/2017