Durante os meses de março e abril, os estudantes das turmas de Year 8 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram de um trabalho artístico enriquecedor com a professora Cristina Zeni, na disciplina de Arte. Intitulado "A Mulher na Arte", o projeto teve como objetivo principal promover uma reflexão profunda sobre a representação feminina ao longo da História da Arte, bem como valorizar as contribuições de grandes artistas mulheres ao cenário artístico mundial.
A atividade teve início com uma apresentação em PowerPoint, que trouxe imagens de mulheres retratadas em diferentes linguagens artísticas - pinturas, esculturas e relevos - de distintas épocas. Além disso, os alunos conheceram a trajetória de várias artistas, analisando seus contextos sociais e culturais e compreendendo os desafios enfrentados por elas ao longo da história.
Entre os principais objetivos do trabalho estavam: compreensão do papel da mulher na arte: identificando suas contribuições e as dificuldades impostas ao longo do tempo; desenvolvimento do pensamento crítico: por meio da análise de obras e estilos variados, sob a perspectiva de gênero e estímulo à expressão artística: com a criação de obras autorais inspiradas em artistas mulheres.
A etapa prática do projeto foi marcada por muita criatividade. Utilizando técnicas variadas como aquarela, têmpera, lápis de cor, giz de cera e mistura de materiais. Os alunos criaram obras autorais inspiradas em grandes nomes femininos da arte.
Entre as artistas estudadas estavam: Sofonisba Anguissola, Artemisia Gentileschi, Berthe Morisot, Mary Cassatt, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lygia Clark, Zoravia Bettiol e Martha Berger.
A atividade se conectou com os conteúdos curriculares do Year 8 especialmente os estudos sobre a figura humana, e reforçou a importância da arte como forma de expressão, identidade e crítica social.
Conforme Cristina, ao mergulharem na história e na produção de artistas mulheres, os estudantes puderam ampliar sua compreensão sobre a diversidade de vozes presentes na arte - contribuindo para uma formação mais sensível, crítica e consciente.